Título
The competitive advantage of low sugar fruit juice
Autor
Zhiyong Song
Resumo
pt
A ingestão excessiva de açúcar aumenta o risco de doenças dependentes da dieta, e as
principais tecnologias atualmente utilizadas para reduzir o açúcar nas bebidas são a filtração
por membrana e o melhoramento enzimático, com alguma incerteza sobre a verdadeira
competitividade das novas tecnologias que utilizam a imobilização de enzimas para degradar
o açúcar. Por conseguinte, o objetivo deste estudo foi avaliar se os sumos de fruta com baixo
teor de açúcar que utilizam novas tecnologias podem proporcionar uma vantagem
competitiva no mercado dos sumos de fruta. Utilizámos uma abordagem de análise
qualitativa, juntamente com a aplicação do modelo VRIO, entrevistámos 20 funcionários de
empresas de bebidas, processámos e analisámos os dados para chegar ao resultado de que os
sumos de fruta com baixo teor de açúcar que utilizam a nova tecnologia podem obter uma
vantagem competitiva temporária. Agora podemos concluir que os sumos com baixo teor de
açúcar são uma fonte de vantagem competitiva temporária, mas porque são vistos como
valiosos e raros, conduzem a uma vantagem competitiva temporária. Por conseguinte, as
organizações devem implementar as suas estratégias o mais rapidamente possível para
manterem a sua competitividade e posição no mercado.
en
Excessive sugar intake increases the risk of diet-dependent diseases, and the main
technologies currently used to reduce sugar in beverages are membrane filtration and
enzymatic enhancement, with some uncertainty about the true competitiveness of new
technologies that use enzyme immobilization to degrade sugar. Therefore, the aim of this
study was to assess whether low-sugar fruit juices using new technologies could provide a
competitive advantage in the fruit juice market. We used a qualitative analysis approach
while applying the VRIO model, interviewed 20 employees working in beverage companies,
processed and analyzed the data, and came up with the result that low-sugar fruit juices using
the new technology can gain a temporary competitive advantage. Now we can conclude that
low-sugar juices are a source of temporary competitive advantage, but because they are
perceived as valuable and rare, they lead to temporary competitive advantage. Therefore,
organizations should implement their strategies as soon as possible to maintain their
competitiveness and market position.