Título
The dimensions of corporate reputation and their importance in consumers’ buying decision: A cross-national study
Autor
Hjortsholm, Anne
Resumo
pt
A reputação organizacional e o seu potencial para a criação de valor assumem uma
importância crescente, existindo a necessidade de explorar as dimensões da reputação
organizacional na perspectiva de decisão de compra dos consumidores. A crescente
internacionalização das atividades de negócio providenciam razões para uma investigação em
vários países. Este estudo analisa o modo como os consumidores Dinamarqueses e Irlandeses
classificam a importância das dimensões na decisão de compra de bens de conveniência e
compra, focando a importância de cada uma das dimensões da reputação organizacional.
Foram recolhidas respostas de 523 consumidores Dinamarqueses e 323 consumidores
Irlandeses através de uma investigação quantitativa.
No que respeita à classificação das seis dimensões de reputação organizacional na tomada
de decisão de um bem de conveniência e compra, os resultados demonstraram mais
semelhanças do que diferenças entre os consumidores Dinamarqueses e Irlandeses. Existe
uma tendência na classificação da importância das dimensões em ambos os países e produtos,
no qual certas dimensões foram classificadas com um nível mais elevado. As dimensões e o
conceito em si, foram classificadas da mesma forma. No entanto, os valores das dimensões
concordantes são tipicamente mais elevados nos bens de compra do que nos bens de
conveniência. Finalmente, foram encontradas correlações significativas entre as dimensões e
a reputação organizacional. No geral, o estudo indicou que as dimensões e a reputação
organizacional não devem ser subestimadas na sua importância em relação à tomada de
decisão de compra pelos consumidores Dinamarqueses e Irlandeses, embora determinadas
dimensões tenham mais importância do que outras.
en
With the increasing attentiveness on corporate reputation and its potential value creation,
there is a current need to further explore the dimensions of corporate reputation from the
perspective of consumers’ buying decision. In continuation, the increasing internationalisation
of business activities provide compelling reasons to conduct research in more than one
country. This study was therefore set out to explore how consumers in Denmark and Ireland
rank the importance of corporate reputation dimensions for the buying decision of a shopping
and convenience good, and thus focused on the dimensions’ disaggregated importance. By
use of a quantitative research strategy, responses from 523 Danish consumers and 323 Irish
consumers were collected and employed for data analysis.
The results showed more similarities than differences between Danish and Irish
consumers’ ranking of the six corporate reputation dimensions’ importance for the buying
decision of a shopping and a convenience good. In fact, a trend was evident in the ranking of
the dimensions’ relative importance across both countries and products, where certain
dimensions continuously ranked higher. Next to the trend, the results also showed
corresponding dimensions and corporate reputation per se typically ranked higher in the
shopping good relative to the convenience good. Lastly, significant correlations between the
dimensions and corporate reputation per se were found. Overall, the study thus indicated
dimensions of corporate reputation should not be underestimated in its importance for neither
Danish nor Irish consumers’ buying decision, however, certain dimensions have a higher
importance than others.