Título
Estratégias de adaptação do processo de acolhimento à geração Z: Um estudo de caso na Tendam Portugal
Autor
Miranda, Rute Isabel Silva
Resumo
pt
A Geração Z, caracterizada por contextos e crenças únicos, foi alvo de análise para
compreender as suas necessidades e expectativas. O objetivo deste estudo centra-se na
integração eficaz da Geração Z no setor do retalho de moda, onde a rotatividade voluntária é
elevada.
A pesquisa consistiu numa análise abrangente, que envolveu a avaliação do processo de
onboarding existente e o levantamento das necessidades e expectativas de 510
colaboradores da Geração Z numa empresa do setor de retalho de moda. Com base nos
resultados obtidos, foi desenvolvido um novo programa de onboarding especificamente
direcionado para esta geração.
Este projeto resultou na criação de um conjunto de intervenções estratégicas destinadas
a alinhar o processo de acolhimento com as tendências socioculturais e tecnológicas
contemporâneas.
O estudo oferece insights valiosos para futuras ações e estabelece um modelo para a
contínua adaptação às necessidades emergentes da Geração Z no contexto do setor retalho
de moda.
en
Generation Z, characterized by unique contexts and beliefs, was analyzed to understand their
needs and expectations. The objective of this study is centered on the effective integration of
Generation Z into the fashion retail sector, where voluntary turnover is high.
The research consisted of a comprehensive analysis, which involved assessing the
existing onboarding process and surveying the needs and expectations of 510 Generation Z
employees in a fashion retail company. Based on the findings, a new onboarding program
specifically aimed at this generation was developed.
This project led to the creation of a set of strategic interventions designed to align the
onboarding process with contemporary sociocultural and technological trends.
The study offers valuable insights for future initiatives and establishes a model for the
ongoing adaptation to the emerging needs of Generation Z in the fashion retail context.