Título
Eliciting visit intentions to museums through virtual reality: The role of vividness, presence, and serious leisure
Autor
Rato, David Alexandre Amaro
Resumo
pt
Os museus são mais do que um lugar destinado a preservar e exibir coleções de arte e
artefactos considerados culturalmente importantes. Estas instituições oferecem atividades de
lazer sério que podem ser incrementadas usando ferramentas de Realidade Virtual.
Este estudo visa compreender o efeito das pistas atmosféricas virtuais no lazer sério
num museu virtual, bem como o impacto do lazer sério no desejo de visitar o espaço físico do
museu. Para isto, um modelo conceitual foi criado e testado. Baseia-se na modelo S-O-R
(Mehrabian & Russell, 1974) e inclui: Pistas Atmosféricas do museu como elemento de
estímulo; Presença, Vivacidade e Lazer Sério como componentes de organismo, e a Intenção
de Visitar como resposta comportamental.
Para testar o modelo, os dados foram recolhidos através de um questionário que foi
distribuído após os participantes (N= 219) terem realizado uma breve visita virtual ao Museu
Nacional dos Coches. Esta pesquisa permitiu concluir que existem relações positivas entre os
cinco construtos do modelo conceitual, significando que todas as hipóteses são suportadas.
Os resultados demonstraram que as pistas atmosféricas do ambiente virtual exercem um
efeito significativo na perceção de vivacidade e presença. Tanto a vivacidade como a
presença influenciam o lazer sério e este, por sua vez, influencia a experiência num contexto
de museu virtual. Além disso, os resultados também revelaram um bom entendimento de lazer
sério como impulsionador da intenção de visitar o museu fisicamente. Assim, a partir deste
estudo, várias implicações práticas e sugestões para novas investigações podem ser
especificadas.
en
Museums are more than a place to preserve and showcase culturally important collections of
art and artefacts. They offer serious leisure activities that can be increased by using Virtual
Reality (VR) tools.
This study aims to better understand the effect of virtual atmospheric cues on serious
leisure in a virtual museum environment, as well as the impact of serious leisure on the desire
to visit the physical location of a museum. For this purpose, a conceptual framework was
created and tested. It is based on the S-O-R framework (Mehrabian & Russell, 1974) and
includes: Museum Atmospheric Cues as the stimulus element; Presence, Vividness and
Serious Leisure as the organism components, and, lastly, the Intention to Visit as the
behavioural response.
To test the model, data was collected through a questionnaire that was shared after
participants (N=219) enjoyed a brief virtual tour of Lisbon’s National Coach Museum. This
research allowed to conclude that there are positive relationships between the five constructs
of the conceptual model, meaning all six hypotheses are supported. Results demonstrated that
virtual atmospheric cues exercise a significant effect on the perception of vividness and
presence. Both vividness and presence influence serious leisure and this, in turn, affects the
serious leisure in a virtual museum environment. Furthermore, they also revealed a good
understanding of serious leisure as a driver of the intention to visit the physical museum. Thus,
from this study, several managerial implications and suggestions for further research can be
identified.