Título
Consumer self-construal and Artificial Intelligence in Museums
Autor
Paisana, Maria Freire Pedroso
Resumo
pt
Tecnologias como a Inteligência Artificial, estão a tornar-se uma realidade cada vez mais
comum entre artistas e museus. A presente investigação tem como objetivo compreender a
relação entre o Autoconceito e o Lazer sério com as experiências dos visitantes com IA, tendo
como moderador Significância. Assim, foi elaborado um modelo conceptual com quatro
hipóteses. A investigação baseia-se em dados primários, obtidos através de um questionário
com 190 respostas válidas, centrado na experiência dos visitantes no MoMA no último ano.
Os resultados revelam fortes relações entre o Autoconceito dos indivíduos e as experiências
dos visitantes com IA, bem como entre o Autoconceito e o Lazer sério. O estudo sugere que
as instituições museológicas tenham em conta o significado ao proporcionar experiências de
IA, uma vez que este tem influência nas atividades de Lazer sério.
en
Technologies, such as Artificial Intelligence are increasingly surpassing services and
becoming a reality amongst artists and Museums. This Research aims to understand the
relationship between Self-construal and Serious leisure with AI-Enabled visitor experiences
with Meaningfulness as a moderator. Thus, a conceptual framework and four hypotheses were
elaborated. The research is based on primary data, obtained through a questionnaire
containing 186 valid answers and focusing on visitors experience in MoMA during the past
year. The results show strong relationships between individuals’ self-construal and AIEnabled
visitor experiences, as well as Self-construal and Serious leisure. The study suggests
Museum Institutions to consider meaningfulness when providing AI experiences as it has an
influence in Serious leisure activities.