Título
Integration of sustainability into corporate strategy: A case study of the textile and clothing industry
Autor
Peters, Juliane
Resumo
pt
Cada vez mais empresas de Têxteis e Vestuário (T&V) decidem integrar sustentabilidade na
sua estratégia empresarial. Embora a ligação entre a indústria de T&V e sustentabilidade tenha
sido objeto de vários estudos, pouca pesquisa existe, focada na integração de sustentabilidade
na estratégia empresarial, nomeadamente em empresas europeias de T&V com cadeias de valor
globais. Esta dissertação explora os incentivos, obstáculos e fatores de sucesso institucionais,
organizacionais e individuais para a integração de sustentabilidade como estratégia empresarial.
Os resultados são baseados no "Case Study" da exemplar VAUDE, uma empresa familiar e
sustentável de fornecimento de indumentária para o exterior e estão de acordo com a
"Institutional Theory e a Stakeholder Theory", enquadramentos teóricos que explicam porque é
que as empresas lidam com sustentabilidade. O estudo mostra que os incentivos estão
dependentes de uma coerência coletiva a três níveis - institucional, organizacional e individual.
As barreiras são apenas de natureza institucional e organizacional e os fatores de sucesso são
predominantemente a nível institucional. Os resultados constituem sugestões para outras
empresas de T&V que procurem integrar sustentabilidade na sua estratégia empresarial, bem
como para a própria indústria de T&V para criação de um ambiente que promova
sustentabilidade, incentivando empresas a tornarem-se sustentáveis. Apoia ainda empresas de
T&V a identificar potenciais barreiras, define como devem ser ultrapassadas e como integrar
com sucesso sustentabilidade na estratégia empresarial. Os resultados revelam que tal apenas
funciona se sustentabilidade estiver fortemente integrada na estratégia empresarial e refletida
profundamente em todos os departamentos e tarefas diárias da empresa de T&V.
en
More and more Textile and Clothing (T&C) companies decide to integrate sustainability into
their corporate strategy. Although the T&C industry linked to sustainability has been the subject
of various studies, to the best of our knowledge, little research exists, which focuses on the
integration of sustainability into corporate strategy in special regards to European T&C
companies with global value chains. This dissertation explores a set of institutional,
organizational and individual drivers, barriers and success factors for the integration of
sustainability into corporate strategy of a European T&C company. The results are based on a
case study of the exemplary VAUDE - a family-owned, sustainable outdoor outfitter company
and stand in accordance with Institutional Theory and Stakeholder Theory as theoretical
frameworks explaining why companies deal with sustainability. The determined drivers are
dependent on a coherence of all levels of analysis, i.e. institutional, organizational and
individual. The barriers are of institutional and organizational nature only and the success
factors are predominantly found on the institutional level. The findings present significant
suggestions for other T&C companies that seek to integrate sustainability into their corporate
strategy and for the T&C industry to create a sustainability friendly environment to drive more
T&C companies to become sustainable. It further supports T&C companies in identifying
potential barriers, how to overcome them and successfully integrate sustainability into their
corporate strategy. The results reveal, that it only works, if sustainability is strongly integrated
into one's corporate strategy and deeply anchored in all departments and daily tasks of a T&C
company.