Título
Mobilidade urbana sustentável: Caso de estudo pedagógico Grupo BMW
Autor
Teixeira, Margarida Maria da Gama
Resumo
pt
O progresso tecnológico veio revolucionar o setor automóvel e acelerar o ritmo da mudança numa
indústria tradicionalmente estável e centrada na produção e comercialização de automóveis. A
digitalização e novos modelos de negócio assentes em plataformas digitais, têm impactado o setor,
obrigando as empresas a reinventar o seu negócio tendo em vista consolidar a sua posição num mercado
ainda mais competitivo.
A inovação tem promovido o aparecimento de novas soluções, evidenciando novas tendências, que
estão a redefinir a mobilidade do futuro − por via de carros elétricos e condução autónoma, a par de
novos conceitos como mobilidade partilhada – alinhada com os desafios decorrentes das alterações
climáticas e demográficas e que colocam a mobilidade sustentável para o transporte individual no cerne
destes desenvolvimentos. O presente caso de estudo pedagógico analisa o realinhamento estratégico do Grupo BMW tendo
em vista conciliar o seu core business tradicional, de fabricante de veículos automóveis premium, com
oferta de soluções de mobilidade sustentáveis. Dá-se relevância ao papel decisivo das estratégias
corporativas em habilitar a tomada de decisão relativamente ao caminho a seguir, atendendo à
volatilidade do contexto e ao objetivo da BMW de se manter uma empresa relevante no mercado global.
Destaca-se o papel decisivo das parcerias estratégicas, na concretização da estratégia de transformação
da empresa ao alavancarem o segmento de serviços como área complementar do negócio.
Assim, o caso descreve a indústria automóvel perante os desafios do novo paradigma da mobilidade,
centrando-se no modo como a BMW reagiu e adaptou a sua estratégia face às mudanças no mercado.
en
Technological developments are pressing challenge and affecting automotive industry, as traditional
vehicle manufacturers and suppliers, to address a global complex context by making select investments
as digital is becoming the way of operating across the value chain.
Digitalization and new business models are transforming the automotive industry and require the
world’s leading automotive players to shift to a software and solutions-focused industry to address a
new paradigm toward connected mobility.
This case study aims to analyse the way BMW made a strategic move to address a changing
automotive environment by growing beyond the core business to engage technology-driven trends
through mobility services. This investigation feature the key role of corporate strategy to inform decision
making process by targeting opportunities and threats, and also highlights the importance of leverage
partnerships to make the BMW’s strategy succeed by increasing services segment to complementary
business’ sphere. This case outlines the way BMW addressed the challenging environment of the automotive industry through new mobility trends in order to adapt the industry’s evolution.