Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Internationalization process based on the integration in a network: the case of Alô Comunicação

Autor
Vieira, Filipe de Brito
Resumo
pt
O plano de internacionalização da Alô Comunicação é baseado na premissa de que o mercado interno encontra-se saturado, enquanto as pressões internas “forçam” as empresas a considerar os mercados internacionais. Além disso, potenciais oportunidades de mercado podem ser perdidas se a empresa concentrar apenas seus esforços no setor criativo português. Enquadrando este setor específico, foi realizada uma análise, a fim de se perceber os resultados do setor na esfera internacional. Nos últimos anos, a atividade mostra um aumento do número de exportações e importância para a riqueza nacional portuguesa, números que demonstram o potencial deste setor. As entrevistas qualitativas realizadas a quatro empresas representativas do Setor Criativo mostraram que as condições são concomitantes com os dados coletados. Além disso, eles mostram a importância de estratégias que privilegiam os padrões de rede. Utilizando o Modelo Uppsala como referência, a investigação pretende demostrar a correlação entre Networking e Internacionalização, especificamente para o Setor Criativo Português. Na sequência deste estudo, os resultados recolhidos foram utilizados no caso Alô Comunicação, uma empresa recente em que, inicialmente, o plano de internacionalização privilegiará a exportação para Espanha, aproveitando sobretudo a proximidade geográfica. A médio e longo prazo, o objetivo passa pelo foco na consolidação da sua posição no mercado espanhol e no estabelecimento de alianças que possam potenciar o alargamento para outros mercados internacionais, tendo o mercado espanhol como base desse processo de internacionalização.
en
Networking is becoming a widely accepted strategy that most companies incorporate into their internal operations. Most like products, services can also benefit from this method, relying on partnerships and relationships within the International Market. The Internationalization plan for Alô Comunicação is based on the premise that the Domestic Market is saturated, with internal pressures “forcing” companies to consider the International Markets. Besides, potential Market opportunities could be lost if the Company concentrates its efforts only within the Portuguese Creative Sector. Considering this specific sector, an analysis was conducted in order to perceive the results within the international sphere. In the latest years, this activity is showing an increase in the number of exports and the relevance to the national wealth, numbers that demonstrate the potential of this sector. The qualitative interviews conducted to four representative companies of the Creative Sector showed that the conditions are concomitant with the data collected. Moreover, they show the importance of strategies that privileged network patterns. By using the Uppsala Model as a reference, this investigation provided a correlation between Networking and Internationalization, specifically to the Portuguese Creative Sector. Following this study, the results gathered were applied to the Alô Comunicação plan for Internationalization. This recent Company will initially privilege the export to Spain, taking advantage of its proximity. In a medium-long term, the Company will focus on consolidating its position in the Spanish Market, and afterwards alliance networks will be celebrated with other foreign Markets.

Data

06-dez-2019

Palavras-chave

Portugal
Internacionalização
Internationalization
Networking
Trabalho de projeto
Gestão de empresas
Creative sector
Uppsala
Setor Criativo

Acesso

Acesso livre

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