Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Internationalization of Vivafit

Autor
Marques, Bernardo Miguel Calado
Resumo
pt
A tese analisou a internacionalização da Vivafit, uma cadeia de franchising de ginásios só para mulheres. Para obtenção dos dados, fizeram-se entrevistas aos responsáveis de Portugal, Taiwan, Abu Dhabi e Uruguai, complementadas com literatura e informações do website da empresa. A internacionalização da Vivafit tem tido êxito, resultado das estratégias seguidas: (i) estratégia de marketing, dirigida a mulheres que se preocupam com o corpo; (ii) estratégia de diferenciação, com a criação de um ambiente familiar; (iii) estratégia ofensiva, com um ambiente que conduz à criatividade e inovação; e (iv) estratégia de diversificação horizontal, com múltiplas combinações de produtos e mercados. As principais forças da Vivafit são a especialização em ginásios só para mulheres e a constante inovação, enquanto que as fraquezas são os preços praticados e a dificuldade em entrar em países desenvolvidos. As oportunidades estão nos países emergentes e muçulmanos e as ameaças nos outros ginásios e na situação de cada país. Pela Matriz BCG, no Uruguai a Vivafit é Estrela, em Taiwan e Abu Dhabi é Interrogação e em Portugal é Vaca Leiteira. A Matriz ADL sugere ao Uruguai redução de custos, diferenciação e ataque aos pequenos competidores, a Taiwan e Abu Dhabi manter a posição, identificar um nicho e visar o crescimento e a Portugal focar na sua posição, redução de custos e continuar a diferenciação. Por sua vez, a Matriz GE McKinsey aconselha o Uruguai e Portugal a continuar a investir no crescimento, enquanto que Abu Dhabi e Taiwan devem manter a posição e ser seletivos.
en
The thesis analysed the internationalization of Vivafit, a franchise chain of gyms only for women. To obtain the data, the interviewees were interviewed from Portugal, Taiwan, Abu Dhabi and Uruguay, complemented with literature and information on the company's website. The internationalization of Vivafit has been successful, as a result of the following strategies: (i) marketing strategy, aimed at women who care about their body; (ii) differentiation strategy, with the creation of a familiar environment; (iii) offensive strategy, with an environment that leads to creativity and innovation; and (iv) horizontal diversification strategy, with multiple combinations of products and markets. Vivafit's main strengths are specializing in gyms for women only and constant innovation, while weaknesses are the prices practiced and the difficulty to enter in developed countries. Opportunities are in emerging and Muslim countries and the threats in other gyms and in the situation of each country. Through BCG Matrix, in Uruguay Vivafit is Star, in Taiwan and Abu Dhabi is Interrogation and in Portugal is Cash Cow. The ADL Matrix suggests to Uruguay cost reduction, differentiation and attack on small competitors, Taiwan and Abu Dhabi maintain their position, identify a niche and aim for growth and Portugal focus on their position, reduce costs and continue differentiation. In turn, the GE McKinsey Matrix advises Uruguay and Portugal to continue investing in growth, while Abu Dhabi and Taiwan should maintain their position and be selective.

Data

05-dez-2019

Palavras-chave

Portugal
gestão estratégica
Internationalization
Marketing
Gestão internacional
Desporto
Franchising
Mulher
Estudo de casos
Women’s health
Internacionalização das empresas
Gyms
Análise SWOT -- SWOT Analysis

Acesso

Acesso livre

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