Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Da generalidade à especialização na intervenção do serviço social em contexto de saúde

Autor
Martins, Carolina Calhau
Resumo
pt
A presente dissertação intitulada "Da generalidade à especialização na intervenção do Serviço Social em contexto de saúde" tem como objetivo geral identificar e analisar as competências adquiridas no processo de formação académica e de que forma é que influencia a prática na construção de saberes específicos em saúde, nomeadamente junto de docentes que prestam formação em Serviço Social e junto de profissionais que exercem o Serviço Social em contexto de saúde. Como objetivos específicos definimos: analisar a formação académica em Serviço Social, mais especificamente os Planos de Estudo das três Universidades de natureza Pública e Semipública do país que prestam formação nos três ciclos, nomeadamente o ISCTE - IUL, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Coimbra. Procuramos perceber junto dos docentes qual a sua perceção acerca dos atuais Planos de Estudo no que diz respeito ao campo da saúde e qual a sua visão acerca do perfil da profissão enquanto generalista ou especializada, assim como junto dos assistentes sociais qual a sua perceção acerca da relação que existe entre as competências adquiridas em contexto de saúde e as competências que são adquiridas durante a formação académica, isto é, se a formação adquirida faz face ao papel desenvolvido enquanto profissional de saúde ou se se torna necessária a aquisição de uma formação complementar. Para tal recorreu-se a uma estratégia metodológica de natureza mista, nomeadamente através da aplicação de entrevistas e inquéritos por questionário onde se verifica que efetivamente a formação obtida e as competências adquiridas influenciam a prática uma vez que a saúde surge como uma área específica com conhecimentos muito característicos.
en
The current dissertation titled "From generality to specialization in the intervention of Social Work on a health context" has a main goal to identify and analyze the competencies acquired during the process of academic education and in what way does practice influence the development of specific health knowledge in particular with lecturers that provide formation in Social Work and professionals that practice Social Work related to healthcare. As specific goals we’ve defined: to analyze academic education in Social Work, more specifically the Study Plans of three Public and Semipublic Universities from Portugal that provide three cycle formation, namely ISCTE - IUL, Universidade Católica Portuguesa and Universidade de Coimbra. We try to understand what is the lecturers’ perception regarding the current Study Plans, in terms of the healthcare field and what is their insight regarding the profession’s profile as general or specialized, as well as social worker perception regarding the relationship existing between competences acquired in a healthcare context and the ones acquired during academic formation, this is, if the acquired formation is up to date with the work developed as a healthcare professional or if a complementary formation is required. To do so use was made of a methodological strategy of mixed nature, namely through interviews and survey questionnaires where it’s possible to verify that the formation obtained and the acquired competences do indeed have an impact on the practice since healthcare appears as a specific area that requires very specific knowledge.

Data

16-set-2019

Palavras-chave

Portugal
Saúde
Competências
Serviço social
Social work
Professional practices
Healthcare
Prática profissional
Competences
Formação académica
Academic teaching

Acesso

Acesso livre

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