Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

O papel dos agentes educativos na educação para carreira de jovens: um estudo exploratório numa escola secundária do distrito de Lisboa

Autor
Florencio, Letícia de Oliveira
Resumo
pt
A Educação para Carreira traduz-se como uma aprendizagem ao longo da vida de forma a oferecer aos jovens, ferramentas que os tornem ativos na construção dos seus projetos de vida e escolhas futuras de carreira. Neste enquadramento, destaca-se a relevância dos agentes educativos em ambiente escolar, como indivíduos que assumem lugar de destaque no apoio e na orientação à formação e nos processos de tomada de decisão. Esta investigação destina-se a compreender a importância dos agentes educativos no desenvolvimento da Educação para Carreira de jovens em contexto escolar. Participaram neste estudo exploratório um total de 20 agentes educativos, entre eles, professores, técnicos superiores e professores membros da direção, pertencentes aos quadros de funcionários de uma escola secundária no distrito de Lisboa no ano lectivo de 2017/2018. Com base na metodologia qualitativa, realizaram-se cinco grupos focais para recolha de dados a respeito da opinião dos agentes educativos sobre a temática central. A análise de conteúdo dos discursos deu origem a três grandes grupos de categorização: Educação para Carreira, Papel dos Agentes e Práticas de Educação para Carreira. Os resultados revelaram que a Educação para Carreira ainda é um assunto pouco divulgado e aplicado nas escolas. Algumas das ideias e práticas são adotadas mesmo que intuitivamente, como, por exemplo, conversas orientadoras sobre o tema da carreira e esclarecimentos adicionais à aplicabilidade dos conteúdos didáticos no contexto de trabalho.
en
Career Education translates as lifelong learning in order to provide young people with tools to make them active in building their life projects and future career choices. In this context, the relevance of the educational agents in the school environment, as individuals who stand out in the support and orientation to the formation and in the processes of decision making, stands out. This research aims to understand the importance of educational agents in the development of Career Education for young people in school context. A total of 20 educational agents took part in this exploratory study, including teachers, senior technicians and teachers who are members of the school direction, belonging to the staff of a secondary school in the district of Lisbon in the academic year 2017/2018. Based on the qualitative methodology, five focal groups were held to collect data on the opinion of educational agents on the central theme. Discourse content analysis gave rise to three major categorization groups: Career Education, Role of Agents and Career Education Practices. The results have revealed that career education is still a fairly underestimated and disregarded subject within schools. Some ideas and practices are adopted even if intuitively, for example, careeroriented conversations and clarification on the applicability of content in the work context.

Data

06-ago-2019

Palavras-chave

Youth
Psicologia social
Aprendizagem ao longo da vida
Jovem
Projeto educativo
Ensino secundário
Estratégias educativas
Carreira profissional
Orientação profissional
Career education
Educational agents
Educational context

Acesso

Acesso livre

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