Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Projeto EnCaminhARTE

Autor
Pereira, Maria Inês Bettencourt Brazuna
Resumo
pt
Os jovens oriundos de meios familiares e sociais carenciados podem apresentar dificuldades em perspetivar um futuro melhor do que a situação em que se encontram. Isto traduz-se em resultados escolares débeis, falta de objetivos, de motivações e de autoestima. "Uma criança que, devido às condições económicas em que vive, é obrigada a abandonar a escola ou não consegue ter sucesso escolar (devido a problemas de nutrição; impossibilidade dos pais fazerem um acompanhamento da sua aprendizagem quer pela falta de conhecimentos quer pela impossibilidade de pagar um apoio escolar extra curricular; problemas de saúdes crónicas devido às condições do alojamento; etc). O seu baixo nível de escolaridade, por sua vez, poderá ter impacto no leque de oportunidades que terá quando entrar no mercado de trabalho e, consequentemente, no seu rendimento mensal enquanto adulto" (EAPN). Pretende-se que estes jovens desenvolvam uma melhor visão tanto de si mesmos como do seu futuro. Visa-se, então, a criação de um projeto que apresente como base as artes expressivas num contexto urbano aplicadas à intervenção do Serviço Social, combinando ideias e teorias que se mostraram funcionais em diversos projetos - que serão especificados no decorrer do documento - tais como: inclusão de mentores especializados em artes urbanas; criação de um local onde os jovens se sintam seguros para partilhar as suas ideias e sentimentos e, ainda, a promoção das artes urbanas como mecanismo autoidentitário, alterando também a visão dos outros. Estes jovens deverão desenvolver capacidades ligadas às artes urbanas, tais como: desenho (grafitti); escrita (RAP); canto (MC) e dança (breakdance).
en
Juveniles originating from deprived families and social backgrounds, sometimes find it hard to visualize better future perspectives for themselves, due to the situation they are currently in. This leads to poor school results, lack of motivation and self-esteem. "If a child is forced to be absent from school or isn't able to achieve good grades (due to lack of nutrition; lack of guidance with studies either because their parents have little time or knowledge to help or cannot afford a tutor; health conditions originating from poor housing standards, etc.) due to family’s poor economical conditions, they will be facing low education levels directly impacting their potential work opportunities and consequently, the child's monthly income will be very low in the future" (EAPN). Therefore, it is intended that these youngsters may develop a better opinion of themselves and of their future. Therefore, the plan is to create a project which presents urban expressive arts as base of the intervention of Social Work, combining ideas and theories shown and applied in diverse projects - which will be specified in the course of the document - such as: the inclusion of mentors specialized in urban arts; the creation of a place where the youngsters feel safe to share their ideas, feelings, opinions, worries and anything else they would like and, also, promoting urban arts as an identity mechanism not only for themselves but also for people around them. These juveniles must develop urban arts linked skills, such as: drawing (graffiti); writing (RAP); singing (MCing) and dancing (breakdance).

Data

13-jan-2021

Palavras-chave

Youth
Serviço social
Social work
Jovem
Comportamento desviante
Arte urbana -- Urban art
Arte -- Art
Deviant behaviour

Acesso

Acesso livre

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