Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Fusões organizacionais: o efeito da indispensabilidade funcional e do estatuto relativo na eficácia do líder e no apoio a uma fusão

Autor
Martins, Mariana Sofia Mendes
Resumo
pt
Os últimos anos têm apresentado um aumento no volume de reestruturações organizacionais (fusões e aquisições). Por isso, é de extrema importância estudarmos o que afeta o apoio a uma fusão por parte dos trabalhadores, pois é um fator determinante para o sucesso destes processos de mudança. O objetivo principal deste estudo foi perceber quais são os fatores que conduzem ao apoio a uma fusão por parte dos trabalhadores, quando esta é anunciada. Pretendemos testar se elementos de indispensabilidade da organização pré-fusão (instrumentalidade para um resultado supraordenado) na comunicação de uma fusão têm efeitos positivos no apoio à fusão, como este efeito pode ser moderado pelo estatuto relativo da organização pré-fusão, e de que forma as perceções de eficácia do líder que comunica a fusão, explicam o efeito da indispensabilidade no apoio à fusão. Para tal, foi realizado um estudo experimental (N=104), onde se manipulou indispensabilidade (alta indispensabilidade vs controlo) e estatuto (alto vs baixo), tendo as condições experimentais sido distribuídas aleatoriamente pelos participantes. Os resultados demostraram que, existiu um efeito significativo da indispensabilidade funcional no apoio à fusão. No entanto revelou que, o estatuto não moderou este efeito. Em relação ao facto de a eficácia do líder mediar o efeito da indispensabilidade funcional no apoio à fusão, os resultados demonstraram que a mediação acontece, mas apenas para uma das medidas de liderança usadas. Apesar de alguns resultados não permitirem corroborar o que era expetável, permitiram fornecer direções para estudos futuros. Nomeadamente, ao nível da comunicação de indispensabilidade funcional no discurso do líder, aquando da transmissão da notícia de uma fusão. Ou ainda, em relação à importância do papel que o psicólogo pode desempenhar como potenciador da relação entre líderes e trabalhadores, podendo fornecer pistas aos primeiros de como serem mais diretos, objetivos e eficazes na gestão de um processo de mudança organizacional.
en
In the recent years we have seen an increase in the volume of organizational restructuring (mergers and acquisitions). Therefore, it is extremely important to study what affects support for a merger since it determines the success of these change processes. The main objective of this study was to understand the factors that lead to the support for a merger by the workers, when this is announced. We intend to test whether elements of indispensability of the pre-merger organization (instrumentality for a superordinate outcome) in the communication of a merger have positive effects on merger support, how this may be moderated by the relative status of the pre-merger organization, and how perceptions of leader ‘s effectiveness explain the effect of indispensability on merger support. For that, an experimental study (N = 104) was carried out, where indispensability (high indispensability vs. control) and status (high vs low) were manipulated, and the experimental conditions were randomly distributed among the participants. The results demonstrated that there was a significant effect of the functional indispensability in the merger support. However, status did not moderate this effect. Concerning the fact that the effectiveness of the leader mediates the effect of functional indispensability in the support for the merger, the results demonstrated that the mediation happens, but only for one of the measures of leadership used. Although some results do not allow to corroborate what was expected, they allowed to provide directions for future studies. Namely, at the level of communication of functional indispensability in the speech of the leader when the news of a merger are transmitted. Or, in relation to the importance of the role that the psychologists can play as promoters of the relationship between leaders and workers, so this work can provide clues to how to be more direct, objective and effective in managing a process of organizational change.

Data

05-ago-2019

Palavras-chave

Communication
Liderança
Organizational identification
Comunicação organizacional
Relative status
Functional indispensability
Psicologia organizacional
mediação
Fusão de empresas
Participação dos trabalhadores
Organizational merges
Merge support
Leader effectiveness

Acesso

Acesso livre

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