Title
Design thinking em museus: um exercício no Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Author
Nogueira, Hérika Lorena Cavalcante
Summary
pt
O objetivo desta dissertação é investigar as possíveis contribuições do "design thinking" para a
prática e gestão museais. Primeiramente, buscou-se apresentar as características da prática e da
gestão desenvolvida nos museus, identificando as transformações ocorridas na atuação dos
museus que cuminaram com o reconhecimento do forte caráter social dessas instituições. Em
seguida, apresentou-se a metodologia de "design thinking" proposta pela "d.school" de Stanford,
visto a sua aplicação em diversos museus e instituições afins. E, finalmente, buscou-se
apresentar e analisar o processo de aplicação prática do "design thinking" no Museu Nacional de
História Natural e da Ciência de Lisboa. A metodologia utilizada abrangeu a pesquisa
bibliográfica, a observação direta e participante, valendo-se também da realização de
entrevistas com os atores envolvidos na experimentação do "design thinking". Com base nos
dados apresentados e nas análises feitas, tem-se que o "design thinking", por ser um processo para
a inovação centrado no ser humano, representa uma alternativa para o desenvolvimento de uma
prática e gestão museais mais colaborativas, humanas e reflexivas.
en
The purpose of this dissertation is to investigate the possible contributions of design thinking
to the practice and management of museums. Firstly, it was tried to present the characteristics
of the practice and the management developed in the museums, identifying the transformations
occurred in the performance of the museums that lead to the recognition of the strong social
character of these institutions. Next, the methodology of design thinking proposed by the
d.school of Stanford was presented, since its application in several museums and similar
institutions. And, finally, it sought to present and analyze the process of practical application
of design thinking in the National Museum of Natural History and Science of Lisbon. The
methodology used included bibliographic research, direct and participant observations, also
using interviews with the actors involved in the experimentation of design thinking. Based on
the data presented and the analyzes made, it is believed that design thinking, as a human-centered process for innovation, represents an alternative for the development of a more
collaborative, human-centered and reflexive museum practice and management.