Título
Público(s) do Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Autor
Pereira, Filipa Noronha Falcão Teotónio
Resumo
pt
Esta dissertação insere-se no ramo de Gestão Cultural do Mestrado em Empreendedorismo
e Estudos da Cultura e tem como foco principal os públicos do Museu Nacional de História
Natural e da Ciência (MUHNAC). Os objetivos desta investigação são, por um lado, a
caracterização destes públicos, nacionais e estrangeiros, através dos dados sociográficos e
da relação prévia existente entre os visitantes do museu e, por outro lado, enquadrar
empiricamente a visita nos contextos físico, temporal e social, bem como compreender as
motivações, as expetativas e a avaliação feita pelos visitantes relativamente à visita ao museu
em estudo. Como método de recolha de informação foi utilizado o inquérito por questionário
autoadministrado que estava disponível em dois idiomas (português e inglês), como forma de
alcançar o maior número de visitantes possível para que os resultados fossem representativos
da realidade.
Os principais resultados revelam que se trata de um público maioritariamente feminino, jovem,
com um grau de escolaridade elevado. Verifica-se que uma grande parte dos visitantes, visita
o MUHNAC pela primeira vez, sendo por isso considerados, Estreantes. A maior parte dos
públicos afirma estar satisfeito com a visita que realizou ao museu e mostra uma intenção de
repetir a visita.
en
This dissertation is part of the Cultural Management branch of the Master's Degree in
Entrepreneurship and Culture Studies and has as main focus the public of the National
Museum of Natural History and Science (MUHNAC).
The purpose of this research is, on the one hand, the characterization of these national and
foreign audiences through sociographic data and the previous relationship existing among
museum visitors and, on the other hand, to empirically frame the visit in the physical, temporal
and social contexts, as well as to understand the motivations, the expectations and the
evaluation made by the visitors regarding the visit to this museum.
As a method of collecting information, a self-administered questionnaire survey was used,
which was available in two languages (in Portuguese and in English) in order to reach as many
visitors as possible so that the results were representative of reality.
The main results show that the visitors is mostly female, young and with a high schooling level.
It is verified that a great part of the visitors, visits the MUHNAC for the first time. The majority
of the visitors claims to be satisfied with the visit to the museum and shows an intention to
repeat it.