Título
Desenhando o futuro: um estudo de caso sobre as necessidades e perspetivas de orientação vocacional dirigida aos alunos do ensino secundário
Autor
Caranguejeiro, Joana Filipa Vicente
Resumo
pt
A constante necessidade de adaptação às mudanças torna essencial a preparação dos
jovens para os desafios que a sociedade lhes impõe. Com o alargamento da escolaridade
obrigatória até ao 12.º ano, pretendeu-se perceber de que modo as escolas propiciam o
apoio necessário para que os alunos do ensino secundário equacionem os seus percursos
(escolares e / ou profissionais) após a conclusão desse ciclo de ensino. Com base em 18
entrevistas realizadas a alunos, professores e ao técnico responsável pelo Serviço de
Psicologia e Orientação numa escola em Lisboa, pretendeu-se igualmente perceber se o
atual modelo do serviço de orientação responde às necessidades dos alunos do ensino
secundário. Para isso, foram confrontadas as opiniões dos principais atores escolares com
a oferta existente, de onde foi possível concluir que esta não só é insuficiente, como foram
também identificadas outras necessidades que, até ao momento, não estavam assinaladas.
Assim, é proposto um projeto de serviço de orientação para os alunos do secundário em
que são previstas medidas para colmatar essas mesmas necessidades, como a criação de
um gabinete na escola dedicado a esta tarefa.
en
The constant need to adapt to change makes it essential to prepare young people for the
challenges society imposes on them. With the extension of compulsory schooling up to
the 12th grade, it’s sought to understand in this dissertation how schools do provide the
necessary support to their students, specially the high school students, for them to equate
their paths (both academic and professional) after school finishes. Accounting 18
interviews conducted with students, teachers and the technician responsible for the
psychology and orientation department at a school in Lisbon, it was also sought to
understand if the current model of the high school’s orientation service did respond to its
students needs, or not. In order to do this, the opinions of these personas were compared
to the existing offer, from which was possible to conclude that this current model is not
only insufficient, but also made it able to identify other needs that, up to the moment,
were not identified. Thus, an orientation service targeted for high school students is
proposed in this dissertation, where measures are planned to meet the mentioned needs,
such as the creation of a school office dedicated to this task.