Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Gestão do conhecimento na Agência de Inovação, S.A.

Autor
Alves, Nuno Miguel de Oliveira
Resumo
pt
O presente projeto empresa visa analisar o estado da Gestão do Conhecimento na Agência Nacional de Inovação, S.A., uma empresa privada detida a 100% por organismos do estado. Esta análise servirá para estruturar um plano de implementação de iniciativas de Gestão do Conhecimento que visem a melhoria desta gestão, com vista a permitir que a organização consiga utilizar o conhecimento como fonte de criação de valor na sua atividade. Para o efeito, foi efetuado um diagnóstico através de dois focus groups, foi realizado um levantamento do estado dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação e das iniciativas de Gestão de Conhecimento já existentes na ANI. Os resultados deste diagnóstico revelaram uma organização a dar os primeiros passos na Gestão do Conhecimento, com processos poucos estruturados para a partilha e armazenamento de conhecimento, demonstrando também falta de sistemas informáticos de suporte à mesma, ausência de momentos para socialização, aversão ao risco e ausência de um sistema de estímulo à partilha de conhecimento entre pessoas. Com base nestes resultados, foi encontrada uma estratégia e uma visão para a gestão do conhecimento, adotada uma framework que guia as iniciativas e Gestão do Conhecimento, foram desenvolvidas iniciativas que visam colmatar estas fraquezas, traduzidas num plano de implementação, incluindo ainda recomendações para a melhoria de iniciativas de Gestão do Conhecimento já em prática na ANI.
en
This project aims to analyse the status of Knowledge Management at Agência Nacional de Inovação, S.A., a private company fully owned by state organizations. This analysis serves as a basis for developing Knowledge Management initiatives, contained in an implementation plan, which will improve the aforementioned management, enabling the organization to explore knowledge as an asset for delivering value to its activities. For that purpose, a diagnosis was performed with two focus groups, information and communication technologies were assessed and Knowledge Management initiatives undergoing at ANI were studied. The results from the diagnostic revealed an organization taking its first steps towards Knowledge Management, revealing some unstructured processes for knowledge sharing and storage, lack of a supporting information and communication system in place for Knowledge Management, lack of space for socialization, risk aversion, and no process for stimulating knowledge sharing amongst individuals. Based on these results, a strategy and vision for Knowledge Management was developed, a guiding framework for initiatives and Knowledge Management was adopted, initiatives that aim to improve the gaps that were found were developed and contained within an implementation plan that also includes some recommendations for improving Knowledge Management initiatives already in place at ANI.

Data

19-fev-2019

Palavras-chave

Knowledge
Management
implementation
Gestão do conhecimento
Trabalho de projeto
Gestão de empresas
Sistema Nacional de Inovação
Execução de projetos
ANI

Acesso

Acesso livre

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