Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Knowledge management in the business of knowledge: Knowledge reuse at Wyser

Autor
Ferreira, Joana Catarina Correia
Resumo
pt
Num mundo de negócios onde o conhecimento representa uma vantagem competitiva chave, as organizações atentam cada vez mais à importância da sua gestão. Mais do que reunir informação e conhecimento, para que estes sejam úteis, existe a necessidade de criação de um sistema holístico que permita que o ciclo de gestão do conhecimento favoreça a sua reutilização. Este estudo fornece uma perspetiva exploratória sobre como uma knowledge-intensive company gere o seu conhecimento, oferecendo sugestões detalhadas sobre como melhorar a sua reutilização por meio de uma perspetiva holística. Para o efeito, após a definição de uma metodologia interpretativista com recurso a um estudo de caso, foram utilizados métodos de recolha de dados quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas individuais semiestruturadas, observações e pesquisa documental) numa perspetiva de confirmação e complementaridade. Com base nos conceitos encontrados por meio de uma revisão de literatura, e resumidos através de um quadro conceptual de referência, foi escolhida a metodologia a fim de realizar um diagnóstico que apoiasse a implementação sugerida, bem como as conclusões adjacentes. Visando a operacionalização de diversos conceitos teóricos e melhores práticas, esta pesquisa mostra um guia prático para que empresas semelhantes pensem e pratiquem a gestão de conhecimento seguindo uma perspetiva mais holística que favoreça a sua reutilização. Este estudo representa também uma aplicação de práticas orientadas para a gestão de recursos humanos, em detrimento do foco em sistemas de tecnologia da informação.
en
In a business world where knowledge is a key competitive advantage, organizations have turned their attention to the importance of its management. More than gathering information and knowledge, for them to be useful, there is a need for a holistic system that enables the cycle of knowledge management to favor knowledge reuse. This paper provides an exploratory view on how a knowledge-intensive company manages its knowledge, offering detailed suggestions on how to improve its reusability through a holistic perspective. For this purpose, after the definition of an interpretative methodology using a case study, quantitative (questionnaires) and qualitative (semi-structured individual interviews, observations and documental research) data collection methods were used aiming at both confirmation and complementarity. Based on the concepts found through a literature review, and summarized in a conceptual framework of reference, a methodology was selected in order to accomplish a diagnostic that supported the suggested implementation and adjacent conclusions. Aiming at an operationalization of several theoretical concepts and best practices, this research shows a practical guide for similar companies to think and practice knowledge management following a more holistic perspective and favoring its reuse. It also represents an application of human resources-oriented practices on knowledge management, more than focusing on the information technology systems.

Data

15-jan-2020

Palavras-chave

Gestão de recursos humanos
Human resources management
Knowledge management
Gestão do conhecimento
Recrutamento
Recruitment and selection
Reciclagem
Trabalho de projeto
Métodos de seleção
Knowledge reuse
Reutilização de conhecimento
Recuperação da informação
Capital humano -- Human capital

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo