Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

Implementação de um balanced scorecard na Turexpresso

Autor
Casquilho, Nélson Guerreiro Martins
Resumo
pt
No contexto económico atual extremamente agressivo, criar valor através da estratégia é o derradeiro desafio de qualquer gestor. A informação adequada é hoje mais vital que nunca para formular estratégias adequadas. Toda a informação financeira tradicional baseada maioritariamente na contabilidade, embora importante, não é, de todo, suficiente para a tomada de decisão. Avaliar o desempenho das organizações exige hoje outras abordagens capazes de adicionar outras perspetivas extremamente relevantes à criação de valor. Aos gestores financeiros (CFO – Chief Financial Officer) cabe uma nova missão neste novo paradigma da gestão financeira. Ao CFO da atualidade e do futuro é exigido um papel mais interventivo no planeamento estratégico, mais “parceiro” do negócio não perdendo a sua clareza técnica enquanto especialista em finanças empresariais. Neste contexto inserem-se ferramentas como o Balanced Scorecard. Este documento contempla a implementação de um Balanced Scorecard na Turexpresso, operadora no setor do turismo e transporte rodoviário de passageiros. Existe muita literatura sobre este tema, e muitas foram as suas tentativas de implementação ainda que estas apresentem grandes desafios e grandes necessidades de compromisso. Ainda assim, o BSC é hoje uma importante ferramenta de gestão através da qual se pode dinamizar e unificar os recursos disponíveis de modo a conduzir um negócio de forma mais eficiente. Inferimos sobre a necessidade de medidas de integração dos trabalhadores no processo de condução da estratégia, assim como sobre a necessidade de incentivos que garantam uma gestão sustentável de longo prazo por parte do CFO.
en
In the modern and aggressive economic environment, being able to create value through strategy is the ultimate challenge of a manager. More than never, adequate information is a vital component of strategy formulation. Even though the traditional accounting based information is important, it’s not sufficient for proper decision-making. In this new paradigm of the financial management, the Chief Financial Officer (CFO) plays a new role. The modern CFO must be more involved in the strategic planning of the business he oversees, while not forgoing his role as a specialist in corporate finance. Tools such as the Balanced Scorecard find a place in this context. This document discusses the implementation of a Balanced Scorecard at Turexpresso, a company that operates in the Tourism Sector and bus transportation. There is a wide range of literature pertaining to this topic, and many were the attempts to implement it, even though there are many challenges associated with it, requiring at the same time a high level of commitment. Still, the BSC is, today, an important management tool that may dinamize and unify their available assets in order to conduct a more efficient business. We infer on the necessity of measures that can integrate the workforce in the strategy making process, and on the necessity of incentives that ensure a long term sustainable management by the CFO.

Data

26-fev-2018

Palavras-chave

Balanced scorecard
Strategy
gestão estratégica
Turismo
Estratégia empresarial
Gestão financeira
Financial Management
Turexpresso

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo