Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia de Telecomunicações e Informática
Título

Aplicação móvel distribuída para registo e avaliação em tempo real de desempenho de equipas desportivas

Autor
Barros, Bruno Aurélio Correia Santos
Resumo
pt
A utilização de dispositivos móveis tem aumentado ao longo dos últimos anos, bem como o seu poder de processamento. Por outro lado, o futebol é uma das atividades que atrai mais investimentos financeiros e interesse da população “por exemplo, adeptos, treinadores, olheiros, entre outros”. Este interesse pode ser interpretado de duas formas: interesse do público, em analisar e apreciar o espetáculo, e interesse dos técnicos, que querem aprimorar cada vez mais a performance da sua equipa e dos seus jogadores. Em conjunto, as inovações tecnológicas e interesse pelo desporto permitiram a construção de uma aplicação para dispositivos móveis que possibilita a recolha de anotações de forma distribuída e de fácil utilização, o que foi comprovado através dos testes efetuados. A aplicação foi desenvolvida segundo o modelo de cascata, passando por todas as cinco fases da metodologia. A primeira fase passou pela recolha dos requisitos do cliente “Orientadores”, a segunda, pela transformação dos requisitos em desenhos, a terceira, a transformação do desenho na aplicação, a quarta, pelo teste da aplicação de forma a garantir a qualidade e a usabilidade, e por último, a disponibilização da aplicação aos utilizadores. Para ajudar a idealizar a aplicação desenvolvida, foram analisadas investigações e aplicações que realizam recolhas de eventos no futebol.
en
The use of mobile devices has increased over the past years as well as its processing power. On the other hand, football is one of the activities that attracts more financial investments and interest from people “as for example, adepts, coaches, scouts, among others”. This interest can be interpreted in two different ways: from the public, in analyzing and appreciating the show, and from the technicians, who want to improve the performance of their team and their players. Together, the technological innovations and the interest in football allowed the creation of an application for mobile devices that enables the collection of annotations in a distributed and easy way to use, that was proven through the tests performed. The application was developed according to the cascade model, going through all five phases of the methodology. The first stage involved the collection of customer requirements, the second involved the transformation of the requirements into drawings, the third, involved the transformation of the design into the application, the fourth, involved testing the application in order to guarantee quality and usability; and at last, making the application available to users. To help idealize the application developed, investigations and applications that collect events in football were analyzed.

Data

15-fev-2018

Palavras-chave

Futebol
Android
Football
Telemóvel
Aplicação informática
Engenharia da programação
Annotation of soccer events
Manual annotation

Acesso

Acesso livre

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