Title
Marketing persona formulation and content strategy analysis for PHC Software, SA
Author
Francisco, Ana Rita Belo Pereira
Summary
pt
O papel do consumidor tem vindo a ganhar importância ao longo dos anos. No atual
panorama tecnológico e informacional, compreender as atuais necessidades e motivações
do consumidor, assim como, novas formas de atrair novos clientes é determinante para as
empresas (Derunova e Semenov, 2013).
Neste trabalho, a ferramenta ‘Persona’ é criada para cada um dos produtos SaaS da PHC
Software: PHC Business FX, PHC Billing FX e o PHC POS FX. Personas são
representações ficcionais que incorporam os comportamentos, adversidades, objetivos e
características de consumidores reais ou públicos alvo (Junior e Filgueiras, 2005), que
podem ser utilizados como uma ferramenta para melhor compreender os consumidores e
a partir dai desenvolver estratégias.
Após a análise do público-alvo destes produtos, é elaborada uma analise à correspondente
estratégia de conteúdo da empresa. Ao analisar o conteúdo atual e os meios de
comunicação utilizados, este trabalho tem por objetivo encontrar lacunas na atual
estratégia, através do uso de personas, e fornecer recomendações de como a empresa
poderá minimizar a distância e otimizar as relações para com os atuais consumidores e
público-alvo.
en
The customer’s role has grown in importance through the years. In the current
technological and information age, it is crucial for companies to understand the
customer’s needs and motives, as well as ways to attract new customers (Derunova and
Semenov, 2013).
In this paper, the persona tool is created for each of the PHC Software SaaS Products,
PHC Business FX, PHC Billing FX and the PHC POS FX. Personas are fictitious
representations embodying behaviours, pain points, goals and characteristics of real
customers or target audiences (Junior and Filgueiras, 2005) that can be used as a tool to
better understand customers and from there develop strategies.
After the analysis of the main target audiences for these products, this paper then,
elaborates an analysis of the correspondent content marketing strategy. By analysing the
current content and its communication channels, this paper aims to find gaps in the current
strategy with the use of the persona’s tool and provide recommendations on how the
company might minimize its distance to the customers and further improve its
relationship.