Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

O papel da orientação para a aprendizagem e da liderança transformacional no envolvimento no processo criativo

Autor
Santos, Andreia Filipa Cruz dos
Resumo
pt
A criatividade desempenha um papel importante nas organizações, e os líderes procuram formas de facilitá-la e encorajá-la junto dos seus colaboradores. A literatura temse debruçado, maioritariamente, na criatividade enquanto resultado, descurando o processo criativo e o envolvimento no mesmo. Contudo, revela-se importante compreender o envolvimento no processo criativo (EPC) dos colaboradores, para se promover a criatividade e assim garantir a subsistência das organizações. Perante a importância que o EPC representa nas organizações, esta dissertação pretende mostrar a influência de alguns fatores individuais (orientação para a aprendizagem, autoeficácia criativa e identificação relacional) e contextuais (liderança transformacional e clima de segurança psicológica) no mesmo. O modelo de investigação foi testado a partir de uma amostra de 316 colaboradores entre os 19 e os 64 anos, de diversos setores de atividade, em Portugal. Os resultados obtidos confirmam a maioria das hipóteses do estudo, refutando apenas uma. Confirmou-se a existência de uma relação significativa entre a liderança transformacional e o EPC, e entre a orientação para a aprendizagem (OA) e o EPC. Além disso, conclui-se que a autoeficácia criativa e o clima de segurança psicológica medeiam a relação entre liderança transformacional-EPC, e a relação entre OA-EPC é mediada pela autoeficácia criativa. Por outro lado, não se confirmou que a identificação relacional seja mediadora da relação entre liderança transformacional-EPC
en
Creativity plays an important role in organizations, and leaders want to know how to facilitate and encourage it in their employees. The literature has mostly focused on creativity as a result, neglecting the creative process engagement. However it is important to understand the creative process engagement (EPC) of the collaborators, to promote creativity and thus ensure the subsistence of organizations. Given the importance of the EPC in organizations, this dissertation intends to show the influence of some individual factors (learning goal orientation, creative self-efficacy and relational identification) and contextual factors (transformational leadership and psychological safety climate) in the EPC. The research model was tested on a sample of 316 workers with ages between 19 and 64 from different activity sectors in Portugal. The results confirm most of the hypotheses of the study, refuting only one. It was confirmed that there is a significant relationship between transformational leadership and EPC, and between learning goal orientation (OA) and EPC. Moreover, it is concluded that creative self-efficacy and psychological safety climate mediate transformational leadership-EPC relationship, and the OA-EPC relationship is mediated by creative selfefficacy. On the other hand, it was not confirmed that relational identification mediates the transformational leadership-EPC relationship.

Data

02-abr-2018

Palavras-chave

Portugal
Aprendizagem
Auto-eficácia
Liderança transformacional
Transformational leadership
Liderança
Gestão de recursos humanos
Criatividade
Creativity
Creative process engagement
Envolvimento no processo criativo
Orientação para a aprendizagem
Learning goal orientation

Acesso

Acesso livre

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