Título
Projeto de intervenção comunicacional e ergonómica na Direção-Geral da Administração Escolar
Autor
Soares, Rui Miguel Figueira da Silva
Resumo
pt
Nas últimas décadas ocorreram na Administração Pública importantes alterações no modo como esta
se organiza, os princípios de gestão em que se baseia e, por consequente, a forma como se relaciona
com os cidadãos. Vigorando durante muitas décadas o modelo de Administração Pública
Tradicional/Organização Profissional Weberiana, assistiram-se, posteriormente, a implementações de
modelos gestionário proveniente do New Public Management e do New Public Service, surgindo
também, em particular no início do séc. XXI, sucessivos programas de modernização administrativa,
com vista a contribuir para melhoria do serviço prestado.
No âmbito da sua modernização administrativa, a Direção-Geral da Administração Escolar
(organismo alvo desta investigação), possui, atualmente, insuficiências relacionadas com:
1. Instrumentos e práticas de comunicação interna (que não estimulam a uma comunicação
integrada entre os seus trabalhadores);
2. Instrumentos e práticas de comunicação externa (que não potenciam a sua imagem
institucional);
3. Aspetos ergonómicos (relacionado com as práticas e materiais de trabalho usados).
Sendo maioritariamente composto por docentes e técnicos superiores (recursos humanos
qualificados), as matérias relacionadas com a comunicação interna e externa encontram-se interligadas
e assumem um papel fundamental no desempenho desta organização.
Paralelamente, possuindo uma média de idade elevada (48,4 anos) entre os seus trabalhadores e
situando-se num edifício com mais de 40 anos de existência, impõem-se também, nesta Direção Geral,
cuidados acrescidos e preventivos nas áreas do conforto, segurança e saúde, em ambiente de escritório,
sendo a ergonomia a disciplina de eleição para o estudo desta problemática.
en
In recent decades occurred, in public administration, major changes in the way it is organized, the
management principles that are based on, and consequently, the way it relates to citizens.
Used for many decades, the model of traditional public administration not only suffered changes
due to the implementation of managerial models from the New Public Management and New Public
Service, but also, particularly at the beginning of the 21st Century, to the successive administrative
modernization programs, in order to contribute to the improvement of service to the citizen.
As part of its administrative modernization, the Direção-Geral da Administração Escolar
(organization studied in this investigation), currently has shortcomings related to:
1. Instruments and internal communication practices (which does not enhance an integrated
communication between their employees);
2. Instruments and external communication practices (which does not add value to their
corporate image);
3. Ergonomic aspects (related to work practices and materials used).
Being mainly composed by teachers and senior technicians (qualified human resources), the
aspects related to internal and external communication are connected and play a key role in the
performance of this organization.
At the same time, having their staff a mean age of 48.4 years and standing in a building with more
than 40 years of existence, it’s also necessary an preventive care for comfort, safety and health issues
in office environment, being the ergonomics the chosen discipline for studying this issue.