Título
Raul Lino: arquitetura e paisagem (1900-1948)
Autor
Pereira, Paulo Alexandre Alves Barroso Manta
Resumo
pt
Nesta investigação sobre Raul Lino lemos a sua arquitetura também como construção de
paisagem, inusitado propósito atendendo que as leituras sobre o autor têm-se centrado na
sua arquitetura doméstica. Exceções têm havido que contextualizam a sua ação e obra entre
coetâneos nas artes, no urbanismo ou no restauro e conservação do património, recusámos
contudo a compartimentação disciplinar porque a demanda do autor abrange estes e outros
domínios na mesma conceção espiritual de arquitetura.
Assentámos no seu propósito de recuperação da paisagem, ou seja na recuperação da
continuidade perdida entre a arquitetura e a sua circunstância, o objetivo da presente tese.
Delimitámos a investigação entre 1900, data em que foi publicado o seu projeto de
pavilhão português para a exposição internacional de Paris e 1948, ano em que produziu o
parecer da zona de proteção do Palácio Nacional de Sintra, um ano antes de se reformar
por limite de idade ao serviço do estado. Esta delimitação temporal coincidiu com
importantes marcos na história da arquitetura moderna em Portugal. Em 1900 Ventura
Terra propalava entre nós o descolamento da via progressista avessa à tradição e em 1948 a
doutrina moderna com Keil do Amaral à proa, ratificava nas teses do 1.º Congresso
Nacional de Arquitectura em 1948 a doutrina da Carta de Atenas de 1933.
Julgamos, que esta tese revela que a paisagem em Raul Lino é como a sua arquitetura,
testemunho vitalício de uma obra de beleza. Sentido esse que hoje, na hipermodernidade,
urge mais que nunca recuperar.
en
In this research on Raul Lino we read its architecture as also the construction of landscape,
unusual purpose given that the readings on the author has focused on its domestic
architecture. Exceptions have been that contextualize its action and work among peers in
the arts, in urban planning or thecul restoration and conservation of cultural heritage,
however we refused to foreclosure because the demand discipline of the author covers
these and other domains in the same spiritual conception of architecture.
Sat down in his purpose of recovery of the landscape, i.e. the recovery of lost continuity
between the architecture and its circumstances, the goal of this thesis. We defined the
investigation between 1900, when it was published his project of portuguese pavilion for
the international exhibition of Paris and 1948, the year that produced the opinion of the
protection zone of the National Palace of Sintra, a year before retiring by age limit at the
service of the state. This temporal delimitation coincided with important milestones in the
history of modern architecture in Portugal. In 1900 Ventura Terra spread among us in the
detachment of track progressive averse to tradition and in 1948 the modern orthodoxy with
Keil do Amaral to bow, ratified in the theses of the first National Congress of Architecture
in 1948, the doctrine of the Athens Charter of 1933.
We believe, that this thesis reveals that the landscape in Raul Lino is like yours, lifelong
testimony of a work of beauty. This sense that today, in hypermodernity, we urgently need
more than ever recover.