Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

As práticas de gestão de recursos humanos e a performance das empresas: o papel mediador do clima de serviço e da virtuosidade organizacional

Autor
Pires, Maria Leonor Abrantes
Resumo
pt
Este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a discussão das relações entre as práticas de gestão de recursos humanos e o desempenho organizacional, analisando as relações: entre as práticas de gestão de recursos humanos e os comportamentos de cidadania organizacional orientados para o serviço, testando o papel mediador da virtuosidade organizacional e do clima de serviço; a relação entre as práticas de gestão de recursos humanos, e concorrentemente entre os comportamentos de cidadania organizacional orientados para o serviço, a virtuosidade organizacional e o clima de serviço e indicadores de desempenho organizacional; averiguando a possibilidade de existirem efeitos multinível entre as perceções coletivas e os comportamentos individuais. Na parte I, apresenta-se uma revisão da literatura sobre as práticas de gestão de recursos humanos de elevado desempenho, identificando as principais abordagens empíricas, resultados, e questões teórico-metodológicas. Na parte II são apresentados três estudos, realizados no sector da distribuição alimentar, ao nível do estabelecimento, que analisam empiricamente as questões enunciadas. Ao nível teórico esta pesquisa contribui para: o debate sobre os mecanismos de ligação entre as práticas de gestão de recursos humanos de elevado desempenho e os comportamentos individuais, revelando o papel mediador da virtuosidade organizacional; e a discussão sobre as relações entre estas variáveis e indicadores de desempenho organizacional, tendo sido encontradas relações estatisticamente significativas entre algumas das dimensões destes constructos e o desempenho. Nos contributos para a gestão, as relações encontradas, levam-nos a considerar a importância das práticas de gestão de recursos humanos para o fomentar de um clima organizacional virtuoso e para o desempenho organizacional.
en
This dissertation aims to contribute to the discussion of the relations between human resource management practices and organizational performance, analyzing relationships: between human resource management practices and service oriented organizational citizenship behaviors, testing the mediating role of organizational virtuousness and service climate; the relationship between human resource management practices, and concurrently the relations between service oriented organizational citizenship behaviors, organizational virtuousness, service climate and organizational performance; and ascertaining the possibility of the existence of multi-level effects between collective perceptions and individual behaviors. In Part I, we present a review of the literature on high-performance human resource management practices, identifying key empirical approaches, results, and theoretical and methodological issues. In Part II, we present three studies conducted in the food distribution sector, at the establishment level, empirically analyzing the issues listed. At the theoretical level, this research contributes to: the debate on the mechanisms linking high-performance human resource management practices, and individual behavior, revealing the mediating role of organizational virtuousness, and to the discussion about the relationships between these variables and organizational performance indicators. Statistically significant relationships were found between some of the dimensions of these constructs and performance. Regarding contributions to the management, the relationships found, lead us to consider the importance of human resource management practices to foster a virtuous organizational climate and organizational performance.

Data

25-mar-2015

Palavras-chave

Gestão de recursos humanos
Clima de serviço
Service climate
Virtuosidade organizacional
Comportamentos de cidadania organizacional orientados para o serviço
Human resource ranagement
Organizational virtuousness
Service oriented organizational citizenship behavior

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo