Teses e dissertações

Doutoramento
Economia
Título

O papel do território no processo de inovação empresarial

Autor
Nunes, Sérgio Paulo Leal
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objectivo investigar em que medida o território condiciona o processo de inovação empresarial. Partindo da questão conceptual que relaciona a inovação e o território, desenvolve-se um quadro teórico que integra três componentes. A primeira componente trata da génese do processo de inovação, procurando definir os conceitos que permitem considerar a inovação como um processo interactivo e sistémico, suportado por múltiplas dinâmicas de aprendizagem e formas de conhecimento. A segunda componente identifica as principais abordagens teóricas da inovação, nomeadamente aquelas que consideram os contextos internos como determinantes na inovação e as perspectivas que consideram a inovação como resultado da articulação dos contextos internos com os contextos externos. A terceira componente trata das redes enquanto dinâmicas de interacção, que procuram fazer a ligação entre os contextos internos e externos das empresas, dando especial relevo aos diversos canais e contextos de interacção e ao papel desempenhado pelos diferentes tipos de proximidade. Tendo estabelecido o quadro teórico de análise, determina-se o modelo empírico de investigação. Este modelo empírico incorpora um conjunto de hipóteses que serão testadas com recurso a diversas técnicas estatísticas e econométricas, utilizando informação constante de uma base de dados obtida através de um questionário às empresas. A base de dados tem 397 observações e está estratificada por nível de intensidade tecnológica, dimensão e região. Finalmente, identificam-se diferentes modos de inovar e faz-se uma breve análise à relação entre a crise internacional e a inovação. Termina-se com a apresentação das conclusões e algumas pistas de investigação futura.
en
The purpose of this dissertation is to study to what extent the territory affects the process of business innovation. Based on the conceptual question that relates territory and innovation, it aims to develop a theoretical framework that integrates three components. As far as the genesis of the innovation process is concerned, it seeks to define of concepts that allow us to consider innovation as a systemic and interactive process, supported by multiple learning dynamics and forms of knowledge. The second item identifies the main theoretical approaches to innovation, especially those that consider the internal contexts as critical to it, and the perspectives that consider innovation as a result of the matching of internal with external contexts. Finally, the third part will address networks as a dynamics of interaction, seeking to make the connection between internal and external contexts for firms. A special emphasis will be placed on the various channels and contexts of interaction and on the role played by different types of proximity. Having established the theoretical framework, it determines the model of empirical research. This model incorporates a set of empirical assumptions to be tested using several statistical and econometric techniques, with information found in a database obtained through a business survey. The database has 397 observations stratified by levels of technological intensity, size and region. Finally, it identifies different modes of innovation and makes a brief analysis of the relationship between the international crisis and innovation. Finally, it ends with the presentation of conclusions and some clues for future research.

Data

17-jan-2014

Palavras-chave

Conhecimento
Knowledge
Território
Territory
Inovação
Innovation
Redes
Networks

Acesso

Acesso livre

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