Teses e dissertações

Mestrado
Sociologia
Título

(Re)inserção profissional de ex- formandos de cursos EFA: o caso da EIPDA, EM

Autor
Sanches, Susana Vinhas
Resumo
pt
Este estudo teve como objetivo compreender a (re)inserção profissional de ex-formandos de cursos EFA após a formação. O quadro teórico está alinhado com conceções que afirmam a importância da educação/formação para o emprego/trabalho, e com estudos empíricos que envolvem as transições para o emprego de indivíduos, após a saída do sistema de ensino/formação. Como metodologia de trabalho, adotou-se o estudo de caso, centrado na EIPDA, EM. Foram realizadas entrevistas com ex-formandos dos cursos de Eletricista de Instalações (NB); de Apoio à Gestão (NS); de Administrativo/a (NS) e de Cabeleireiro/a Unissexo (NB). No geral, os resultados apontam para trajetórias profissionais pouco estáveis e duradouras. A maioria dos ex-formandos não tem estado, nem está, a exercer uma atividade profissional relacionada com a formação obtida. Para os entrevistados o curso EFA adquire um valor muito reduzido já que o certificado pouco ou nada alterou e/ou melhorou a sua situação laboral. Na (re)construção da (re)inserção profissional constituem focos importantes de reflexão: a realização e satisfação no trabalho, o reconhecimento profissional e os projetos futuros dos ex-formandos
en
This study aimed to understand the professional (re)integration in the labour market of former trainees from EFA courses after their graduation. The theoretical framework is aligned with with conceptions that affirm the importance of education/training on work and with empirical knowledge that involve the transition of individuals to employment. Methodologically, we adopted a qualitative methodology based on case study focused on EIPDA, EM. Interviews were conducted with former trainees the Electrician (NB); Management Support (NS); Administrative and support staff (NS) and Unisex Hairdresser (NB) courses. Overall, the results point to on unstable and non-lasting professional careers. Most former trainees are not, or have not been at all exercising an occupation related to the acquired training. For the interviewed, education/training has a very low value as the certificate practically did not change and/or improve their employment situation. In the (re)construction of the professional (re)integration in to work the performance and job satisfaction, the professional recognition and the future projects of former trainees arise as important issues.

Data

11-fev-2016

Palavras-chave

Formação
Trabalho
Work
Educação
Education
(Re)inserção profissional
Emprego
Cursos EFA
Professional (re)integration
Formation
Employment
EFA courses

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo