Teses e dissertações

Mestrado
Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Título

A reacção dos empregadores às condições do mercado de trabalho: a overeducation

Autor
Pena, Carla Sofia Carvalho Ferreira Gomes
Resumo
pt
Nas últimas décadas os países desenvolvidos têm-se debatido sobre a importância que a educação tem para o desenvolvimento económico e social das sociedades e, como consequência, o investimento em educação tem aumentado significativamente. Este aumento das qualificações no mercado de trabalho, num clima economicamente desfavorável como o que estamos a passar, não se tem mostrado tão positivo como o esperado pois, arrasta consigo milhares de pessoas para o desemprego, nomeadamente, as menos qualificadas que se vêem ultrapassadas pelos indivíduos mais qualificados. O objectivo principal deste estudo foi perceber a reacção dos empregadores à oferta abundante de qualificações no mercado de trabalho, em que medida os empregadores tendem a alterar os critérios de recrutamento em função das condições do mercado de trabalho, e até que ponto estas mudanças tendem a agravar o fenómeno da sobrequalificação. Este é um trabalho de natureza qualitativa. Os resultados obtidos apontam para o facto de os empregadores se aproveitarem da situação do mercado de trabalho para contratarem indivíduos mais qualificados para trabalhos onde não são necessárias qualificações tão elevadas, alegando a valorização das capacidades e competência desses indivíduos, como consequência vão arrastar os trabalhadores menos qualificados para uma situação de desemprego. Os resultados sugerem também que a sobrequalificação pode resultar da mobilidade profissional, ou do normal processo de inserção no mercado de trabalho. Isto porque, é frequente os recém-licenciados não terem experiência para exercer as funções adequadas às suas qualificações, exercendo por isso funções para as quais são sobrequalificados.
en
Over the past few decades, the developed countries have debated on the importance that education has in the economic and social development of societies and, as a consequence, the investment in education has increased significantly. This increase of education in the labor market, in an unfavorable economic climate like the one we are going through, has not proved as positive as expected, bringing thousands of people to unemployment, namely, the less educated, who are overcome by the more qualified individuals. The main objective of this study was to see the reaction of employers to overeducation in the labor market, to which extent the employers adapt their recruitment standards to the conditions of the labor market and how far these changes tend to exacerbate the phenomenon of overeducation. This is a qualitative work in nature. The results point to the fact that employers take advantage of the labor market’s situation to hire more educated individuals for jobs where such qualifications aren’t required, claiming valuation of capabilities, expertise of these individuals and, as a consequence, this will drag less educated individuals to unemployment. The results also suggest that overeducation may come from either professional mobility or the normal process of entering the labor market. This happens due to the fact that recent graduates don’t have the experience required for jobs suitable to their level of education and therefore seek jobs to which they are overqualified.

Data

08-fev-2013

Palavras-chave

Formação
Educação
Education
Mercado de trabalho
Recrutamento
Recruitment
Labor market
Formation
Employers
Empregadores
Overeducation
Sobreeducação
Sobrequalificação
Selecção de pessoal
Overqualification
Selection of staff

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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