Teses e dissertações

Doutoramento
Psicologia
Título

A educação ambiental no contexto da sociedade: como promover comportamentos pró-ambientais?

Autor
Barata, Ana Raquel Ferreira
Resumo
pt
Considerando a inconsistência identificada na sociedade entre elevadas atitudes próambientais e uma reduzida ação ambiental, este trabalho tem como objetivo o estudo de modelos conceptuais, no âmbito da psicologia social do ambiente, que permitam inovar as iniciativas de Educação Ambiental, com vista à promoção efetiva de comportamentos pró-ambientais. A partir da contextualização da Educação Ambiental em Portugal e na Europa e de processos psicossociais passíveis de considerar nas iniciativas com vista à promoção de comportamentos de conservação, o trabalho integra estudos realizados em comunidades escolares do 2º e 3º ciclo do ensino básico, em Lisboa. Estes estudos avaliam a influência da Educação Ambiental ativa para a promoção de comportamentos de conservação de energia e água e de separação de resíduos para reciclagem, utilizando o Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência como instituição para aprendizagem fora da sala de aula. São também testados processos psicossociais com capacidade de promover a ação ambiental, como a utilização de um compromisso ou a influência de normas sobre a conservação de energia e água. Foi ainda examinada a ambivalência como barreira à prática de reciclagem e a influência intergeracional que os adolescentes exercem sobre o seu agregado familiar para promover essa ação. Os resultados permitem sugerir uma nova abordagem da Educação Ambiental com vista ao aumento da sua eficácia, através da utilização de instrumentos de comunicação sugeridos pelos processos psicossociais estudados, de forma a promover comportamentos de conservação junto dos adolescentes e dos seus agregados familiares.
en
Taking into account the persistent gap between high levels of pro-environmental attitudes and low levels of respective behaviour, this work is focused on conceptual models from the social and environmental psychology that may improve Environmental Education initiatives to promote conservation behaviours. The thesis first presents the background of Environmental Education in Portugal and Europe and associated psychosocial fators and processes, introducing studies developed with basic school groups (students from 11 to 15 years old) from Lisbon. Using the Botanic Garden of Lisbon University as a “learning outside school” institution, these studies investigated the influence of inquiry based environmental education initiatives to promote the engagement with climate change issues and related conservation behaviours. The studies tested the effect of psychosocial fators that may promote the environmental action, aiming to consider them in the development of Environmental Education initiatives. Such approach included the analysis about the use of commitments to promote energy and water conservation at home and about the influence of personal and social norms in the same behaviour. It also examined how attitudinal ambivalence works as a barrier to recycling behaviour and the intergerational influence played by teenagers to disseminate conservation behaviours through their families. Results showed that the proposed methodologies and communication tools regarding different environmental themes were effective in promoting environmental actions and their psychological predictors. Therefore, this work suggests a change to the approach of Environmental Education initiatives in order to use psychosocial processes to endorse the promotion of pro-environmental behaviours among teenagers and their families.

Data

25-mar-2015

Palavras-chave

Educação ambiental
Environmental education
Adolescência
Teenagers
Atitudes
Attitudes
Comportamentos pró-ambientais
Pro-environmental behaviours

Acesso

Acesso livre

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