Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Transição biográfica inacabada: transições para a vida adulta em Portugal e na Europa na perspectiva do curso de vida

Autor
Nico, Magda Lalanda
Resumo
pt
As mudanças sociais no curso de vida durante o período de transição para a vida adulta, especialmente na esfera que tende a ser mais esquecida - a habitacional - constituem o objecto de estudo desta tese. Para o abordar, atravessa-se a variada paleta metodológica proposta pela perspectiva do curso de vida, usando escalas e instrumentos de análise entre uma perspectiva macro, baseada em dados quantitativos retirados de inquéritos representativos de vários países europeus sobre o timing e a ocorrência dos eventos de transição (neste caso o European Social Survey 2006); e uma perspectiva micro que, usando dados qualitativos, de fonte primária, de entrevistas de carácter biográfico e da aplicação de calendários de vida, permite abordar fenómenos em que a intencionalidade da acção, a adaptação estratégica e a reflexividade assumem uma maior importância. A comparabilidade entre países e coortes etárias foi posta em prática na análise das sequências das transições e da desestandardização do curso de vida, bem como da heterogeneidade, ao longo do tempo e do espaço, do ritmo com que ocorre a (primeira) saída de casa dos pais. Através dos dados recolhidos junto de 52 jovens, resultado de entrevistas de carácter biográfico e de aplicação de calendários de vida, analisou-se igualmente a sincronização das trajectórias residenciais com as das restantes esferas da vida, bem como os redireccionamentos do curso de vida, os chamados “turning points”, sublinhando, desta forma, o carácter holístico da transição para a vida adulta.
en
The social changes in the life course during the period of transition to adulthood, namely the ones that occur in the most forgotten sphere of transition, the residential one, were the main topic of this research. To approach this topic, this thesis crosses the diversified methodological palette proposed by the life course perspective, one that goes from a macro perspective, based in quantitative data from large scale surveys, representative of several European countries (such as, in this case, the European Social Survey 2006), to a micro perspective that by being based in qualitative data from a primary source, biographical interviews and life calendars, makes the analysis of phenomenon where the intentionality of the action, the strategic adaptation and the reflexivity assume a greater importance, possible. The comparability between countries and cohorts was present in the analysis of the sequences of the transitions and of the destandardization of the life course, as well as of the heterogeneity, across time and space, of the leaving home transition. Through data collected among 52 young adults, with biographical interviews and life calendars, the synchronization of the residential trajectories and the moments of re-directing the life course, the so-called turning points, where also analysed. This strategy underlined the holistic character of transitions to adulthood.

Data

23-jan-2015

Palavras-chave

Portugal
Juventude
Youth
Europa
Europe
Transição para a vida adulta
Transition to adulthood
Perspectiva do curso de vida
Life course perspective

Acesso

Acesso livre

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