Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A influência do Facebook no processo de compra de software de fidelização

Autor
Moreiras, Carmen Patrícia
Resumo
pt
As redes sociais estão a mudar os negócios e a vida social em sociedade. O número crescente de utilizadores do Facebook e o tempo que é despendido diáriamente nesta rede social tornaram o Facebook uma plataforma muito atrativa para os profissionais de marketing e empresas em geral. Quando as redes sociais surgiram foram percecionadas como ferramentas de marketing adequadas apenas a mercados de consumo (B2C). Porém, não existem investigações que indiquem que as redes sociais não permitem obter resultados em mercados Business To Business (B2B). Juntando a este pensamento a diversidade e pluralidade dos utilizadores do Facebook torna-se pertinente perceber qual a opinião dos peritos da área sobre a utilização do Facebook neste mercado. O estudo realizado e aqui apresentado analisa o papel e influência que o Facebook pode ter no processo de compra de softwares de fidelização, do ponto de vista de profissionais das áreas de Marketing e Relações Públicas das áreas de comércio a Retalho (CAE- 47) de Calçado (CAE – 4772) e Alimentar (CAE-4711), Publicidade (CAE-73), Relações Públicas (70210) e Saúde Pública (CAE-84121), a quem foram realizadas um total de 5 entrevistas standardizadas e baseadas num questionário aberto, composto por 24 perguntas, sobre os temas Facebook, Processo de Compra de Software de Fidelização e Fidelização.
en
Social networks are changing business and social life in society. The growing number of Facebook users and the time spent daily on this social network made Facebook to become a very attractive platform for marketing professionals and businesses in general. When social networks emerged were easily accepted as proper marketing tools for consumer markets (B2C). However, none research indicates that social networks don’t allow to get results in Business to Business markets (B2B). Adding this thought the diversity and plurality of Facebook users becomes relevant understand what the opinion of the expertise of the area on the use of Facebook in this market. The study presented here examines the role and influence that Facebook may have in the process of buying loyalty software, from the point of view of Marketing and Public Relations professionals that work in distinct area like Retail (CAE- 47) footwear (CAE - 4772) and Food (CAE-4711), Advertising (NACE 73), Public Relations (70210) and Public Health (NACE 84121). Were conducted 5 interviews to these professionals based on an open questionnaire with 24 questions about Facebook, Loyalty Software Buying Process and Loyalty topics.

Data

17-abr-2017

Palavras-chave

Facebook
Social media marketing
CRM
Marketing social
Rede social
Online social networks
Sociologia da comunicação
Sociologia da cultura
CRM Customer relationship management
Fidelidade à Marca
B2B Buying process
Loyalty software

Acesso

Acesso livre

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