Título
The future of english as the global lingua franca in face of the emerging and developing economies: analysis and implications for international management
Autor
Lenier, Charlie
Resumo
pt
Nos últimos 20 anos a situação económica global tem mudado bastante, muito
devido ao crescimento do PIB dos países emergentes a uma taxa mais rápida do que o
que vinha acontecendo, tendência que continuará por todo o século XXI. Muitas
mudanças deverão acontecer, tais como a subida destes países nos mais diversos rankings
da economia global. E em relação à língua, o que significa isto para o estado da língua
inglesa como língua franca global? O Inglês tem servido como língua comum nos
negócios internacionais desde há muito, mas como se prevê que a China substituirá os
EUA como a primeira economia mundial, quer isto dizer também que o Mandarim
substituirá o Inglês como nova língua franca? Embora a pergunta seja lógica, e a
profunda implantação do Inglês seja uma grande vantagem comparativamente com o
Mandarim, a língua inglesa vai continuar a conservar a sua posição de modo a servir as
necessidades de comunicação nos negócios internacionais. As empresas multinacionais
têm aceitado esta ideia e estão a adotar o Inglês como uma língua de trabalho para
aumentar a eficiência entre um grupo cada vez mais diversificado de trabalhadores.
Apesar de apresentar muitas vantagens, antes de se adotar o Inglês como uma língua de
trabalho é preciso ter uma estratégia de gestão da língua para se ter sucesso, muito devido
às conexões profundas existentes entre língua e cultura. Sem uma estratégia, os meandros
da comunicação intercultural quase certamente causarão obstáculos desnecessários e
indesejados na gestão das operações comerciais.
en
In the last 20 years, the global economic picture has seen some significant
changes with emerging and developing economies outgrowing the traditional powers, a
trend projected to continue throughout the 21st century. As they make their way into the
top rankings of the world’s largest economies, many changes will come in the process.
With respect to language, what will this mean for English as the world’s global lingua
franca? It has served as the common language in international business for quite some
time but with China poised to replace the USA as the top global economy, does that also
mean that Mandarin will replace English as the world’s new lingua franca? While the
question may have some logic, in the end, the deep-rooted establishment of English
simply has too much of a head start and will continue to hold its position to serve the
needs of international business communication. Multinational companies have wholly
subscribed to this idea and are adopting English in increasing numbers as a working
language to enhance efficiency in a diverse pool of workers. While it has its benefits,
before doing so, having a language management strategy is essential for English language
adoption to be a success due to the incredibly deep ties between culture and language.
Without a strategy, the intricacies of intercultural communication are almost certain to
create unneeded and unwanted obstacles in the management of business operations.