Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Cocriação de valor com clientes no setor energético

Autor
Alves, Pedro Consolado Santos
Resumo
pt
O principal objetivo desta tese é a investigação do tema da cocriação de valor de uma empresa com os seus clientes Business-to-Business (B2B). Primeiramente serão estudados os aspetos teóricos relacionados com a cocriação de valor para que posteriormente seja feita uma análise de como a cocriação de valor é desenvolvida num contexto prático entre empresas. Esta tese enquadra-se no âmbito de Projeto de Dissertação do Mestrado de Gestão do ISCTE-IUL. Para esta investigação foi utilizado o caso de estudo da EDP e o exemplo de três empresas start-up que desenvolvem uma parceria B2B com a EDP (Vertequip, IsGreen e Omniflow). Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas às quatro empresas para que posteriormente fosse feita uma análise ao processo de cocriação de valor entre a EDP e as suas clientes start-up. Foi concluído que existe uma relação de constante troca de recursos, conhecimentos e experiências entre a EDP e as três empresas start-up, e entre as empresas start-up e os seus clientes. A análise a este processo de cocriação de valor B2B é pertinente para que outras empresas consigam compreender como é desenvolvido e estruturado o processo de cocriação com os seus clientes.
en
The main objective of this thesis is to research the topic of value co-creation of a company with its customers Business-to-Business (B2B). First we will study the theoretical aspects related to the co-creation of value to be subsequently make an analysis of how the co-creation of value is developed in a practical context between companies. This thesis falls within the scope of the Master's Thesis Project in Management at ISCTE-IUL. For this investigation we used an EDP case study and an example of three start-up companies that develop a B2B partnership with EDP (Vertequip, IsGreen and Omniflow). Semi-structured interviews were conducted to four companies to which later was made an analysis of the process of co-creation of value between EDP and its start-up clients. It was concluded that there is a constant exchange of resources, knowledge and experience between EDP and the three start-up companies and between the three start-up companies and their customers. The analysis in this process of co-creation of value B2B is relevant for other companies to understand how it is developed and structured the co-creation process value with its customers B2B.

Data

06-jul-2016

Palavras-chave

Service-dominant logic
Co-creation of value
Cocriação de valor
Valor-no-uso
Relações B2B
Value-in-use
B2B relationships

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo