Título
Designing transformative tourism experiences: An empirical study of service providers’ strategies and challenges
Autor
Atari, Jonathan
Resumo
pt
Esta tese examina os fatores que afetam o desenho de experiências transformadoras, a co-criação de
valor e os seus resultados, no contexto do turismo transformador. Contribui para a literatura existente ao
adotar um método de investigação quantitativo, pesquisando prestadores de serviços turísticos
transformadores, ao contrário da maioria das pesquisas anteriores neste campo até à data, que têm sido
conceptuais e orientadas para o cliente. Os resultados da pesquisa são analisados aos níveis micro e
macro. A nível micro, apenas algumas das relações hipotéticas foram consideradas significativas. As
atividades e o capital humano afetam o design da experiência transformadora, a experiência e as
atividades sensoriais afetam a co-criação e o design da experiência transformadora afeta a auto-mudança.
Várias explicações possíveis para estas (des)correlações são oferecidas e as suas implicações são
discutidas. A nível macro, as conclusões são interpretadas no quadro mais amplo das fases da economia
da experiência e da transformação, e o resultado desafia as afirmações conceptuais de uma “experiência
transformadora co-criada”. Consequentemente, os prestadores de serviços de turismo transformador
ainda não encontraram uma forma de integrar plenamente a co-criação e a concepção de experiências
transformadoras, refletidas numa aplicação fragmentada de recursos e fatores desencadeadores. Assim
sendo, a desejada transição para a economia da experiência 3.0, conhecida como economia da
transformação, deve ser abordada como um trabalho em curso. Este artigo é o primeiro, segundo o
conhecimento do autor, a fornecer evidências empíricas deste tipo e, consequentemente, serve como
uma base sólida para futuras explorações do design de experiência transformadora, da co-criação de valor
e da sua dinâmica no contexto do turismo transformativo.
en
This thesis examines the factors that affect transformative experience design, value co-creation and their
outcomes, in the context of transformative tourism. It contributes to the existing literature by adopting a
quantitative research method, surveying transformative tourism service providers, unlike most previous
research in this field to this date, which has been conceptual and customer oriented. The results from the
survey are analyzed on both micro- and macro-levels. On the micro-level, only some of the hypothesized
relationships were found to be significant. Activities and human capital affect transformative experience
design, sensory experience and activities affect co-creation, and transformative experience design affects
self-change. Various possible explanations for these (dis)correlations are offered and their implications
are discussed. On the macro-level, the findings are interpreted within the broader framework of the
stages of the experience and transformation economy, and the outcome challenges the conceptual
assertions of a ‘co-created transformative experience’. Accordingly, transformative tourism service
providers have not yet found a way to fully integrate co-creation and transformative experience design,
reflected in a fragmented application of resources and triggers. Therefore, the desired transition to the
experience economy 3.0, known as the transformation economy, should be approached as work-in-
progress. This paper is the first to the author’s knowledge to provide empirical evidence of that sort, and
consequentially, serves as a strong base for future explorations of transformative experience design, value
co-creation, and their dynamics in the context of transformative tourism.