Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

In-company project: la banque postale, bordeaux Implementation of an organizational change and its impact on managers’ role

Autor
Commeny, Justine Margaux
Resumo
pt
Enquanto as organizações estão cada vez mais confrontados com problemas de mudanças, a taxa de sucesso de implementação ainda é relativamente baixo. A mudança organizacional é um verdadeiro desafio para uma empresa; às vezes, os gestores têm de lidar com a resistência à mudança de indivíduos e empregados, especialmente em alguns setores, como a indústria ou setor público. Por sua posição particular na organização, os gerentes de proximidade têm um forte impacto sobre o sucesso ou o fracasso de mudanças organizacionais. No entanto, a literatura sobre mudanças organizacionais realmente não estudar essa população. Os gestores de proximidade são frequentemente apresentados como "agentes de mudança", ou seja, assegurar a aplicação e prescrição de mudança imposta pela gestão de topo. Este trabalho tem como objetivo compreender o papel dos gestores de proximidade durante uma mudança organizacional, ea evolução do seu papel em relação à mudança. Para isso, fizemos um estudo qualitativo dentro de uma empresa francesa que enfrentou várias mudanças durante os últimos cinco anos. Nossa pesquisa é baseada em observações não-participantes e em entrevistas semi-estruturadas.
en
While organizations are increasingly confronted with problems of changes, the success rate of implementation is still relatively low. Organizational change is a real challenge for a company; sometimes, managers have to deal with resistance to change from individuals and employees, especially in some sectors such as the industry or public sector. By their particular position in the organization, proximity managers have a strong impact on the success or failure of organizational changes. However, the literature on organizational changes doesn’t really study this population. The proximity managers are often presented as "agents of change", that is to say, ensuring the implementation and prescription of change imposed by top management. This paper aims to understand the role of proximity managers during an organizational change, and the evolution of their role regarding the change. To do so, we did a qualitative study within a French company who faced several changes during the last five years. Our research is based on non-participants observations and on semi-structured interviews.

Data

15-mar-2016

Palavras-chave

Change management
Gestão da mudança
Proximity managers
Organizational changes
Resistance of change
Gestores de proximidade
Mudanças organizacionais
Resistência de mudança

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo