Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O reposicionamento estratégico da Cruz Vermelha Portuguesa como resposta à atual crise económico-financeira

Autor
Moura, Tânia Sofia Reis
Resumo
pt
Este projecto aborda a temática do reposicionamento estratégico da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) como resposta à atual crise económico-financeira. O objetivo é analisar quais as melhores orientações estratégicas que alavanquem este reposicionamento e as características internas da Instituição que deverão ser endereçadas por estas. A atual crise tem confrontado a CVP com uma série de dificuldades, destacando-se o aumento dos pedidos de ajuda e as crescentes dificuldades das suas estruturas locais. A análise realizada à CVP, permitiu identificar pontos críticos, cuja solução e melhoria de performance poderão alavancar um reposicionamento estratégico da instituição. A raiz destes pontos críticos assenta em dois aspetos transversais: insuficiente definição de processos/procedimentos e fraco espírito institucional. Deste modo, as propostas de melhoria deverão residir na preconização de uma estratégia nacional, consubstanciada em estratégias regionais. Estas deverão alicerça-se no estabelecimento de procedimentos e processos que instiguem a organização à prestação do serviço de excelência. Neste trabalho propõe-se que a alteração de paradigma estratégico se concretize, de uma forma consolidada, através da implementação do Ciclo de Mudança Estratégica proposto por Bryson (2011). Este ciclo é um processo de dez passos, iterativo, participativo e flexível, que permite identificar e responder a desafios através do pensamento, a ação e aprendizagem estratégica.
en
This project addresses the strategic repositioning of the Portuguese Red Cross (PRC) in response to the current economic and financial crisis. The goal is to determine which the best strategic guidelines that leverage this repositioning are and the internal characteristics of the organization that should be addressed by them. The current crisis has confronted PRC with a number of difficulties, specially the raise of requests for help and increasing difficulties of its local branches. The analysis made to the PRC made it possible to identify critical points, and whose solution can leverage performance improvement of a strategic repositioning of the organization. The root of these critical points based on two cross-cutting aspects: inadequate definition of processes and procedures, and weak institutional spirit. Thus, proposals for improvement should reside in advocating for a national strategy, supported on regional strategies and on the establishment of procedures and processes that lead the organization to provide the service of excellence. This work proposes that strategic shift takes place through the implementation of the Cycle of Strategic Change by Bryson (2011). This cycle is a ten steps iterative, participative and flexible process, which allows to identitfy and response to challenges through strategic thought, action and learning.

Data

15-abr-2014

Palavras-chave

Terceiro setor
Change management
Third sector
Cruz Vermelha Portuguesa
Portuguese Red Cross
Gestão da mudança
Planeamento e gestão estratégica
Strategic planning and management

Acesso

Acesso livre

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