Título
Estratégias de crescimento na banca: os casos do BCP e do BES
Autor
Nini, Bruna Marisa Fortunato
Resumo
pt
As empresas têm opções de crescimento estratégico diferenciadas e consoante a sua
escolha e implementação verificam resultados diferentes. A escolha da estratégia de
crescimento mais adaptada a cada empresa é um factor chave de sucesso, não existindo uma
única receita a seguir, muito pelo contrário, esse sucesso depende da escolha adequada à
estrutura da empresa, ao mercado, sector e economia onde se insere.
O trabalho encontra-se dividido em duas partes distintas: o caso de estudo e a nota
pedagógica. No caso de estudo foi feito um enquadramento do sector bancário, detalhando a
sua evolução histórica e situação atual, e também foi apresentado um retrato das duas
instituições em análise, o BES e o BCP, evidenciado a sua história de crescimento, o seu
posicionamento internacional, as suas redes de distribuição e a forma de desenvolvimento da
imagem e marca de cada instituição. Na nota pedagógica é elaborada uma revisão da
literatura, pretendendo desenvolver os aspetos mais importantes ao nível da estratégia em
geral e das estratégias de crescimento possíveis para uma organização – crescimento interno
(ou orgânico), externo e internacionalização.
No final, e através da análise de 4 questões, pretende-se aplicar na prática as
definições teóricas de estratégia de crescimento e analisar as opções escolhidas pelos Bancos
em análise, procurando relacionar essas opções estratégicas com a situação atual de cada Banco.
en
Companies have different choices for their strategic growth and we find different
results for each one according to the implementation process. The growth strategy choice
adapted to the company reality is a key success point during the company lifetime, but there is
no one optimal strategy to follow, but a multiple optimal choices according to the structure of
the company, market development, activity sector or economic situation of the country where
the company is installed.
The work is divided into two parts: case study and pedagogical note. In the case study
it was made a banking sector framework, detailing the historical evolution and the present
situation, and the particularities of the two institutions were presented at the case, BCP and
BES, in particular the growth strategy, the international positioning, the distribution network
and the particularities of the image and branding of each bank. At the pedagogical note level,
it was presented a literature review about strategy and growth strategy options like internal
growth (or organic growth), external growth, and internationalization as a mean to achieve a
bigger size.
At the end and through the analysis and discussion of four questions, it is expected
that the case can provide the possibility to apply the theoretical definitions of strategy and
growth strategy and discuss the options taken by both banks, trying to match the growth
strategy choices to their actual situation and market position.