Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O papel da gestão de talentos na gestão do conhecimento organizacional: Estudo do setor das tecnologias de informação e comunicação

Autor
Batista, João Paulo Pires
Resumo
pt
O contexto económico do século XXI, do qual emerge o conhecimento como principal fonte de valor empresarial, deu lugar a ambientes altamente competitivos, onde o talento se transforma no ativo mais valioso. Com o intuito de se tornarem mais inteligentes e capazes, as organizações evoluíram de uma gestão tipicamente centrada em fatores tangíveis, para uma gestão onde o mais importante são os fatores intangíveis. É da interação entre o talento e o conhecimento que surge a base da competitividade empresarial. Na atual economia do conhecimento, na qual o talento é elemento de diferenciação entre as empresas, o presente trabalho procura caracterizar a contribuição da Gestão de Talentos (GT) para a Gestão do Conhecimento (GC). O estudo detalha cinco desafios específicos de GC – identificação, criação, partilha, retenção e desenvolvimento – que se creem poder beneficiar da integração dos princípios de GT. Dois desafios foram posteriormente adicionados – diversificação e reutilização de conhecimento –, pelo facto de terem sido referidos de forma sistemática e recorrente pelos participantes do estudo. Participaram na investigação dez colaboradores de nível estratégico de quatro empresas do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação. Realizadas as entrevistas, para examinar de que modo a GT influencia a GC, procedeu-se à respetiva análise de conteúdos. A investigação demonstra que a fusão dos dois conceitos é potencialmente profícua e que a GT pode ser uma das respostas para os desafios prementes de GC. Os resultados obtidos revelam que as preocupações ao nível da GC podem ser alavancadas através das práticas de GT.
en
The economic context of the 21st century, from which knowledge emerges as the main source of business value, has given rise to highly competitive environments where talent has become the most valuable asset. In order to become smarter and more capable, organizations have evolved from management that is typically focused on tangible factors to management where intangible factors are most important. It is the interaction between talent and knowledge that is the basis of business competitiveness. In today´s knowledge-based economy, in which talent is a differentiating element between companies, this work aims to characterise the contribution of Talent Management (TM) to Knowledge Management (KM). The study details five specific KM challenges – identifying, creating, sharing, retention and development – which it is believed can benefit from the integration of the TM principles. Two further challenges were added – knowledge diversification and reusing –, because they were referred to systematically and repeatedly by the participants of the study. Ten employees at strategic level participated in the study, from four companies in the Information and Communication Technology sector. The interviews, which were to examine in what way TM influences KM, gave way to content analysis. The research reveals that the fusion of the two concepts can be fruitful and that GT can be one of the answers to the pressing challenges of KM. The results obtained show that the concerns on a KM level can be leveraged with TM practices

Data

22-jul-2015

Palavras-chave

Gestão do conhecimento
Talent management
Gestão de talentos
Aprendizagem organizacional -- Organizational learning
Recursos humanos -- Human resources

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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