Título
Gestão de benefícios do CRM: um estudo de caso
Autor
Dias, Paulo Edgar Taveira
Resumo
pt
As organizações em geral e a as entidades públicas em particular tendem a olhar para os seus
investimentos em SI/TI sob o ponto de vista dos custos, mais concretamente na justificação e
aprovação da despesa, não dando a devida importância à identificação e realização dos potenciais
benefícios.
No presente trabalho de investigação são apresentadas algumas abordagens de Gestão de
Benefícios existentes na literatura, passíveis de serem adotadas pela entidade pública objeto de
estudo.
A abordagem de Cranfield School of Management foi selecionada e aplicada ao estudo de caso, mais
concretamente à gestão de benefícios do investimento realizado no sistema CRM.
Tendo como base o estudo de caso, são identificados alguns fatores críticos de sucesso da iniciativa
CRM e as vantagens da aplicação da abordagem de Gestão de Benefícios aos investimentos em
SI/TI da entidade.
en
Organizations in general and public entities in particular tend to look at their IS/IT investments from a
cost perspective, more exactly to justify and approve the expense, instead of giving the due
importance to identification and realisation of the potential benefits.
In this research, some Benefits Management approaches, which can be found in the literature and
with the possibility of being adopted by the studied public entity, are presented.
The Cranfield School of Management approach was selected and applied to the case study, more
specifically to the benefits management of the CRM system investment.
Based on the case study, some critical success factors of the CRM initiative and the advantages of
applying the Benefits Management to IS/IT investments are identified