Título
The impact of user generated content restaurant websites
Autor
Hadamitzki, Cyrielle
Resumo
pt
Conseguir interacção com os utilizadores continua confuso para alguns marketeers. Como
efectivamente conseguir tirar partido do marketing de conteúdo e das redes é algo que qualquer
negócio ou organização deveria ter em consideração, se pretende escalar e ganhar uma posição
mais dominante no mercado onde estiver inserido.
Conteúdo gerado por utilizadores (CGU) está agora por todo o lado. Cada vez menos
consumidores compram bens ou serviços sempre primeiro fazerem uma pesquisa rápida online
para saberem se estão a fazer uma boa compra. (Mitic, 2016)
A crescente popularidade do CGU levou-me a investigar mais detalhadamente esta área do
marketing online. Embora alguns praticantes já tenham escrito sobre o conceito de eWOM
(electronic word of mouth, em português, boca a boca electrónico), não foi feita muita pesquisa
sobre a influência dos CGU no processo de decisão (em particular na área da restauração), ou
sobre o impacto que tem no negócio em si.
Tendências online como os CGU são interessantes de estudar porque estão a mudar o actual
panorama do marketing, tornando a audiência muito mais próxima. Na indústria da restauração,
especialmente, é interessante de ver como estabelecimentos integram essas novas tendências
nos seus actuais modelos de negócio.
A prática de usar a Internet como uma fonte externa de informação, é tudo menos nova. No
entanto, há alguns anos para cá que a população começou a ficar muito mais envolvida no uso
de plataformas de reviews na altura de decidirem onde jantar fora. Apercebi-me então, que esta
têndencia no comportamento do consumidor merecia ser melhor investigada. Assim sendo, o
propósito desta investigação é perceber de que forma os CGU em websites de restaurantes
impactam tanto o consumidor como a gestão do negócio.
en
Engaging with users remain something confusing for some marketers. How to effectively taking
advantage of content marketing and active networks should be a matter of any organization who
is willing to make its business growing.
User generated content (UGC), is now everywhere. Less and less consumers purchase goods
and services without making a quick research online to make sure they will make their money’s
worth. (Mitic, 2016)
The increasing popularity of UGC brought me to investigate further in this area of online
marketing. Although some practitioners already wrote about the concept of electronic word of
mouth (eWOM), not much research has been carried out on decision making based on UGC in
the restaurant industry, nor on the impact it engenders for restaurant businesses.
Online trends such as UGC are interesting to study because they are changing the marketing
landscape and now make the audience more and more reachable. In the restaurant industry
especially, it is interesting to see how restaurant establishments integrate these tendencies in
their business.
The practice of using the Internet as an external source to reach information, is ostensibly not
new. However, it has only been a few years that people are getting more and more involved in
using reviews platforms when deciding where they want to go eating out. I thus realised that
this relatively new consumer behaviour related to restaurant experience deserved to be
investigated in. Conjointly, the purpose of this research will be to understand to what extent
UGC restaurant websites can impact on both a consumer and a restaurant manager perspective.