Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

No encalço de novos autores: a edição da revista literária Granta em Portugal

Autor
Gante, Rita Seijo Carrasco Pinheiro
Resumo
pt
A presente dissertação, «No encalço de Novos Autores: A edição da revista literária Granta em Portugal», tem por objeto de estudo a publicação Granta Portugal. Trata-se de um produto literário de origem inglesa, franquiado pela editora Tinta-da-China em 2013, com edição temática e periodicidade semestral, cujo conceito consiste na publicação de obras de autores consagrados juntamente com trabalhos de Novos Autores (tanto de texto como de imagem). A dissertação centra-se na realização de uma análise a duas perspetivas que fazem parte da mesma «atividade coletiva»: a visão da editora (Tinta-da-China) e a perceção dos autores em princípio de atividade ou em progressão (Novos Autores). O propósito é averiguar que efeitos se refletiram na atividade particular destes intervenientes, com base nos números 1 a 4 da revista, publicados em 2013 e 2014. O procedimento metodológico parte da identificação dos conceitos para discussão, nomeadamente, a Granta Portugal, a editora Tinta-da-China e os Novos Autores, bem como do reconhecimento das respetivas dimensões e indicadores que constituem o modelo de análise. Foi aplicada uma metodologia qualitativa, cujo método de investigação – que se considerou ser o mais ajustado à finalidade do estudo – consistiu na utilização de três instrumentos, a saber: análise documental, observação participante e entrevistas qualitativas semidiretivas e não- -diretivas. Perante a apresentação do estudo empírico são demonstradas as conclusões alcançadas sobre os efeitos da edição da Granta Portugal. Entre estas destaca-se a ponderada gestão estratégica editorial da Tinta-da-China, na sua qualidade de editora independente, tanto em relação a novos projetos como a novos vínculos contratuais, assim como a sua missão empenhada de descobrir e promover os autores. Os Novos Autores prosseguem a sua atividade com pouca rede de segurança, mas com o propósito de obterem reconhecimento pelas suas aptidões, a longo prazo.
en
The object of the research in this dissertation, ‘Tracking New Authors: the publication of the literary magazine Granta in Portugal’, is the magazine Granta Portugal. It is a literary product of British origin, first published in Portugal by the publishing house Tinta-da-China in 2013, with themed issues that come out on a bi-annual basis. The concept is to publish works by established authors alongside those of New Authors (of both text and image). The dissertation is centred on an analysis of two aspects that are part of the same ‘collective activity’: the vision of the publisher (Tinta-da-China) and the perception of authors just starting out or developing (New Authors). The aim is to ascertain what effects were reflected in the specific activity of these contributors, based on issues 1 to 4 of the magazine, published in 2013 and 2014. The methodological procedure adopted sets out to identify the concepts for discussion, notably Granta Portugal, the publisher Tinta-da-China, and the New Authors, along with the recognition of the respective sizes and indicators that make up the analysis model. A qualitative methodology has been applied, for which the research method – deemed the most suited to the research objective – consisted of the use of three instruments, namely: documentary analysis, participant observation, and semi-structured and unstructured qualitative interviews. Based on the empirical research presented, conclusions are made in respect of the effects that the publication of Granta Portugal has had. Notable among these are Tinta-da-China’s careful strategic editorial management, as an independent publisher, with regard to both new projects and new contractual ties, as well as its determined mission to discover and promote authors. The New Authors engage in their activity without much of a safety net, but with the long-term aim of obtaining recognition for their talents.

Data

31-mar-2017

Palavras-chave

gestão estratégica
Marketing estratégico
Creative economy
Network
Edição
Livros
Política cultural
Granta Portugal
Strategic Publication of Books
Editorial Policies
Author Function
Tinta-da-China
New Authors

Acesso

Acesso livre

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