Título
Modelo de levantamento de necessidades e de avaliação da formação
Autor
Costa, Raquel Gonçalves Saraiva da
Resumo
pt
Este projeto consistiu na criação de um modelo de levantamento de necessidades de
formação, para um conjunto de indivíduos que desempenham a função de operadores de
sistema na organização Transporte de Energia – Gás.
Inicialmente foram identificadas as competências específicas para a função e elaborado um
perfil de referência, com o nível de exigência esperado para cada uma delas. Através da
avaliação dos próprios, da chefia e posterior comparação com o perfil de referência, foram
identificadas as competências em défice e propostas as áreas de formação de modo a
potenciar o seu desenvolvimento.
Como objetivo final foram desenvolvidos os métodos e técnicas necessárias para efetuar a
avaliação da formação em quatro níveis diferentes, utilizando o modelo de Kirkpatrick:
avaliação da satisfação da ação da formação (avaliação da reação), avaliação da aquisição de
conhecimentos (avaliação da aprendizagem), avaliação da transferência de conhecimentos
para o ambiente profissional (avaliação de comportamentos) e avaliação do impacto da
formação nos objetivos organizacionais (avaliação de resultados).
en
This project involved creating a model of training needs assessment for a group of individuals
whose role is system operators in the organization Transporte de Energia – Gás.
Initially we identified the specific skills for the job and prepared a reference profile, with the
expected level of demand for each of them. Through the evaluation of their own, of leadership
and subsequent comparison with the reference profile, we identified skills deficits and
proposals in the areas of training to enhance their development.
As final goal, we developed methods and techniques necessary to perform the evaluation of
training in four different levels, using the Kirkpatrick model: satisfaction rating action
training (assessment of reaction), assessing the acquisition of knowledge (learning
assessment), evaluation of knowledge transfer to the professional environment (behavioral
assessment) and evaluating the impact of training on organizational objectives (outcome
assessment).