Título
A avaliação de formação num Instituto de Administração Pública Portuguesa
Autor
Leal, Cristina Isabel Pinto Infante
Resumo
pt
O objetivo do presente estudo centra-se na análise da realidade formativa do departamento de
recursos humanos de um instituto público. Foi estudada a satisfação dos colaboradores, tendo-se recorrido a dois instrumentos: o Questionário de Satisfação e o Mapa de Formação, que nos
permitiram alcançar resultados que apontam para uma interligação entre grau de satisfação,
número de formações frequentadas e categoria profissional. Assim, a proposta de melhoria
passa pela criação de uma equipa de formação que integre colaboradores formadores internos,
que se dediquem à estruturação, organização e desenvolvimento de ações formativas.
Propõem-se ainda reuniões pós-formativas, reunindo a chefia individualmente com o
formador e posteriormente com o formando, de forma a obter um feedback relativamente ao
decorrer da formação. Estas propostas contribuem assim para a aplicação de uma avaliação
formativa mais rigorosa, fomentando um aumento da satisfação dos colaboradores no que
concerne à área formativa.
en
The aim of this project is to study the reality of the human resources department of a public
institute, more precisely the training area, through the analyze of a problem, related with
trainee’s satisfaction. It had been analyzed a satisfaction questionnaire and a training map,
which results achieved to a homogeneity of opinions between employees and a link among
level of training satisfaction, number of training attended and hierarchy level. In this way, we
propose the creation of a training subarea which integrates the trainers employees, which will
engaged in structuring, organizing and developing training actions. Furthermore, we propose
after meeting training, individually, with the chief of trainee and the employee and with the
trainer. These proposals will enable a more rigorous evaluation, which help in increase level
of satisfaction of workers in the training area.