Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal

Autor
João, Diogo Domingues
Resumo
pt
No estudo, que agora se inicia, pretende-se identificar as oportunidades de melhoria dos fluxos logísticos do canal farmácia da L’Oréal Portugal, daqui em diante também designada por LOP. O trabalho tem por base o estágio em curso na empresa em questão e a análise é feita a toda a cadeia de abastecimento da Divisão de Cosmética Activa, ou seja, a DCA – Canal Farmácia da L’Oréal Portugal. A necessidade de melhorar e optimizar os fluxos, maioritariamente a nível logístico, resulta da constatação, a que se chegou em conjunto com o orientador do projecto, Dr. Artur Santos, de que esta divisão, em particular, levanta alguns desafios. O facto de os seus clientes serem, sobretudo farmácias, torna-os bastante singulares e daí ser aliciante estudar possíveis melhorias neste campo. As oportunidades encontradas têm a sua implementação dependente, algumas vezes, da evolução tecnológica para tal, isto é, as melhorias a nível informático representam muitas vezes mais-valias para os pontos-chave identificados. Existem alterações que poderão ter uma implementação mais difícil, pois os processos estão mais enraizados e os custos de mudança são elevados. A introdução dos pontos de melhoria assinalados depende, pontualmente, de desenvolvimentos processuais ao nível das tecnologias de informação, não apenas da L’Oréal, como também dos seus clientes – sendo um factor que a empresa não consegue controlar directmente.
en
In this study, the goal is to identify the improvement opportunities, in the logistics flows, of the pharmacy division of L’Oréal Portugal, or LOP. This work is based on an internship, in which the author is taking part, and the analysis is making to all supply chain of the active cosmetic division, or DCA. This need to optimize the flows, mostly in the logistic level, results of a conclusion, which was reached along with the tutor that, this particular division, raises some challenges on the logistic level. The fact that their customers are, generally, pharmacies, makes them quite different, so that’s the reason why is so attractive to study an improvement on this field. The founded opportunities have their implementation depend, sometimes, of the available technological improvements, so they can represent a goodwill to the identify points. There are some changes that might have a difficult implementation, due to the fact that the processes are more rooted and the costs of change are higher. The introduction of the improvement reached depend, in some cases, of technological developments, not only in L’Oréal, but also in the customers – in which case, the company can’t control then.

Data

21-jan-2014

Palavras-chave

Logística
Logistic
Pharmacy
Oportunidades de melhoria
Farmácia
Processo “Order-to-Cash”
Improvement opportunities
“Order-to-Cash” Process

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo