Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Abordagem positiva e socioecológica na avaliação e intervenção com famílias beneficiárias de RSI: perspectiva dos profissionais

Autor
Martins, Márcia Vaz Ribeiro
Resumo
pt
Estudos recentes mostram que os profissionais que trabalham com famílias carenciadas têm uma percepção negativa destas. Os profissionais mencionam, especificamente, a qualidade da relação, exemplificando a dificuldade das famílias em seguir as suas recomendações. Este estudo visa explorar a abertura dos profissionais para uma abordagem positiva e socioecológica na avaliação e intervenção com famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção [RSI]. A metodologia adoptada foi a qualitativa. Foram realizados três grupos de discussão focalizada com profissionais de RSI (N=15). Os critérios de inclusão foram: serem de diferentes equipas, com diferente formação académica e anos de experiência. Posteriormente, os grupos de discussão focalizada foram transcritos e objecto de análise de conteúdo. Existem diferenças e semelhanças nas suas representações sobre famílias de RSI, assim como nas suas estratégias de avaliação e intervenção. Os profissionais parecem ser, de uma forma global, abertos a adoptarem uma abordagem positiva e socioecológica na avaliação e intervenção com famílias de RSI. No entanto, os resultados apontam para a necessidade de alteração da lei para que esta não direccione a avaliação e intervenção dos técnicos para os problemas mas promova uma mudança positiva e holística das famílias beneficiárias de RSI. Adoptar uma abordagem positiva e socioecológica pode contribuir para uma mudança positiva das famílias, capacitando-as para que não dependam dos profissionais.
en
Recent studies show that professionals working with poor families perceive their experience in a negative way. Specifically, they mention the quality of their working relation, exemplifying families‟ difficulty to follow recommendations. This study aims to explore the professional openness to a positive and socio-ecological approach in the assessment and intervention with RSI families. The adopted methodology was qualitative. Three focus groups were conducted with RSI professionals (N = 15). The inclusion criteria were: to be from a different RSI team, academic background and experience years. Afterwards, the group discussions were transcribed and subject of content analysis. There are similarities and differences in their concepts of RSI families and in their strategies of assessment and intervention. The professionals seem overall to be open to a positive and socio-ecological approach in the assessment and intervention with RSI families. However, the results show that is necessary to change the law to not direct the assessment and intervention to problems but to promote a positive and holistic change of RSI families. Adopting a positive and socio-ecological approach can contribute to enhance positive change. It is necessary to empower families so that they don‟t rely only on the RSI professionals.

Data

14-nov-2012

Palavras-chave

Psicologia positiva
Positive Psychology
Modelo ecológico
Ecological model
Rendimento social de inserção
Teoria das representações sociais
Social representation theory

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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