Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A RENTELECOM no mercado nacional das telecomunicações

Autor
Fonseca, Jorge Luis Narciso da
Resumo
pt
A informação tornou-se hoje acessível, em qualquer lugar e sempre que necessário, graças ao constante desenvolvimento tecnológico. Numa sociedade onde a consulta permanente de informação faz parte do dia-a-dia, chegou-se ao ponto de criar expressões do tipo “Google it”, como forma de promover o uso da biblioteca universal dos 3 www’s, caminhando assim, para uma sociedade em rede. A procura e a partilha incessante de informação têm assumido assim, um papel preponderante tanto na vida pessoal como profissional, sendo que uma plataforma de comunicações de operadores contribui diariamente para que tudo isto seja possível. Este trabalho propõe-se assim, a analisar o enquadramento da RENTELECOM, que tendo origem numa empresa responsável pelo transporte de energia, posiciona-se como um operador de serviços de comunicações no mercado nacional. Sendo um setor marcado por uma forte competitividade e dinamismo, as opções estratégicas a seguir, são determinantes para o sucesso e crescimento sustentado da empresa. Neste sentido, serão debatidos os seguintes pontos: Análise da envolvente do setor e da estratégia implementada pela empresa. Definição de melhorias e alternativas futuras no posicionamento estratégico do negócio, tendo em conta os vetores: excelência operacional, liderança de mercado, diferenciação de produto e alianças estratégicas. Análise comparativa entre a atividade desenvolvida no setor das comunicações pela REN e pela empresa congénere em Espanha, a REE. Apresentação de outros casos de empresas congéneres Europeias. Perspectiva de possíveis alterações no mercado das telecomunicações que impliquem uma revisão da estratégia implementada.
en
The information is now accessible anywhere and whenever necessary due to the constant technological development. In a society where the on-going utilization of information is part of our daily life, we reached the point of creating phrases like "Google it" as a way of promoting the use of the universal library of 3 www's, towards the network society. The incessant demand and sharing of information have assumed a leading role in both personal and professional life, on the background a communication platform from the telecom operators contributes daily to make it possible. Therefore, this study aims to examine the framework of RENTELECOM, that having been born in a company responsible for transporting of energy (electricity and gas), it positions itself as a telecom operator, providing services in the Portuguese market. Being an industry marked by strong dynamism and competitiveness, good strategic choices, are crucial to the success and sustainability of the company. In this sense, will be discussed the following points: Analysis of the industry and the strategy implemented by the company. Definition of future alternatives and improvements in the strategic positioning of the business, taking into account the vectors: operational excellence, market leadership, product differentiation and strategic alliances. Comparative analysis between the activities performed in the communications industry and the company REE, REN counterpart in Spain. Presentation of other similar cases in European countries. Overview of possible changes in the telecommunications market involving a review of the strategy implemented.

Data

09-nov-2012

Palavras-chave

Estratégia
Strategy
Diferenciação
Differentiation
Vantagem competitiva
Competitive advantage
Posicionamento
Positioning

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo