Título
Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
Autor
Gomes, Elsie Medina
Resumo
pt
As competências sociais, no contexto escolar têm sido muito estudadas pela psicologia social,
principalmente no que concerne a criação e validação de instrumentos para avaliá-las.
Este estudo teve como objectivo validar a versão portuguesa do “School Social Behavior Rating
Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), de forma a testar se é um instrumento eficaz para diferenciar
crianças consideradas em risco de crianças que não são consideradas em risco. As hipóteses
levantadas sugerem que a versão portuguesa do SSBS-2 seja eficaz para esta diferenciação. O
estudo foi feito com uma amostra de 80 alunos divididos em dois grupos (40 considerado em
risco, 40 não considerado em risco) entre o 1º e 4º ano de escolaridade, relativamente
semelhantes em termos de características sócio-demográficas. À semelhança do que foi feito em
estudos anteriores, o grupo em risco foi constituído por crianças sinalizadas pela Comissão de
Protecção de Crianças e Jovens em Risco.
Os resultados demonstraram que o grupo considerado em risco possui níveis de competências
sociais significativamente mais baixas que o grupo não considerado em risco. Em ambos os
grupos as raparigas apresentaram maiores níveis de competências sociais do que os rapazes. Os
resultados também demonstraram que através das respostas dos professores, os participantes
foram correctamente classificados dentro dos seus respectivos grupos.
Os resultados permitiram comprovar as hipóteses levantadas pelo estudo e demonstraram que o
SSBS-2 é um instrumento válido para ser usado na população portuguesa.
en
Social skills have been studied by social psychology in the schools, and some work has been
devoted to the creation and validation of instruments to assess it. The purpose of this study is to
validate a Portuguese version of the “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell,
2002), testing its effectiveness to differentiate between at-risk from non-at-risk children. The
general hypothesis of the study is that the Portuguese version of SSBS-2 will clearly show the
differences between the two groups.
In this study, 80 primary school students were evaluated by their teachers. This group included
40 at-risk and 40 non-at-risk children, from grades 1 to 4, with similar social-demographic
characteristics. As done in previous studies, the at-risk group corresponded to children who were
signaled by the Social Services.
The results show that the at-risk group had lower social skills scores than the non-at-risk group.
In both groups, girls shows higher social skills scores than the boys. The results also demonstrate
that the SSBS-2 scores were very accurate in classifying students into their respective groups.
Results confirmed the hypothesis and show that SSBS-2 is a valid instrument to be used in the
Portuguese Population.