Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Título

Associações entre os estilos parentais e a qualidade das amizades das crianças em idade pré-escolar

Autor
Couceiro, Beatriz da Silva
Resumo
pt
A parentalidade conceptualiza-se como um conjunto de atividades que asseguram e promovem a sobrevivência, o desenvolvimento e a socialização da criança. Consequentemente, a criança desenvolve diversas competências (e.g., sociais e comportamentais). Estes comportamentos e competências influenciam as experiências das crianças em todos os seus contextos de vida, incluindo os contextos de educação de infância, onde experienciam importantes interações sociais e constroem relações recíprocas positivas com outras crianças (i.e., amizades). Assim, este estudo teve como objetivo analisar as associações entre os estilos parentais e a qualidade das amizades das crianças em idade pré-escolar, através de dois mediadores: problemas de comportamento (de internalização e externalização) e competências sociais da criança. Para tal, foram controladas características da criança (i.e., sexo, idade, temperamento) e da mãe (i.e., idade, anos de escolaridade, desvantagem económica). Participaram 337 crianças (174 meninas e 163 meninos), entre os 41.66 e os 75.63 meses (M = 60.16, DP = 7.86), as suas mães (N = 311, Midade = 36.9, DP = 4.99) e 58 educadoras de jardins de infância públicos e privados da Grande Lisboa. Os resultados sugerem que as competências sociais e os problemas de comportamento não medeiam as relações estabelecidas entre os estilos parentais e a qualidade das amizades das crianças. Porém, foi possível identificar várias correlações significativas entre os estilos parentais e as competências sociais e entre os problemas de comportamento e a qualidade das amizades das crianças. Estes resultados salientam a necessidade de mais investigação com crianças em idade pré-escolar.
en
Parenthood is conceptualized as a range of activities that ensure and promote a child’s survival, development and socialization. Consequently, a child develops different skills (e.g., social and behavioral). Children’s experiences are influenced by these behaviors and competences in all their life contexts, including in preschool, where they undergo important social interactions and build mutual positive relations with other children (i.e., friendships). Therefore, this study seeks to analyse the associations between parenting styles and the quality of preschoolers friendships through two mediators: children’s behaviour problems (internalizing and externalizing) and social skills. To do this, we controlled for children’s characteristics (i.e., sex, age, temperament), as well as mother’s characteristics (i.e., age, schooling years, economic disadvantage). Took part in this study 337 children (174 girls and 163 boys) aged between 41.66 and 75.73 months (M = 60.16, SD = 7.86), their mothers (N = 311, Mage = 36.9, SD = 4.99) and 58 preschool teachers from state and private centres in the Greater Lisbon. The results showed that social skills and behaviour problems do not mediate the relationships between parenting styles and the quality of children’s friendships. However, we could identify several significant correlations between parenting styles and social skills and between behavioural problems and the quality of children’s friendships. These results emphasise the necessity for more research in the preschool period.

Palavras-chave

Parenting styles
Estilos parentais
social skills
Competências sociais
Problemas de comportamento
Contexto pré-escolar
Qualidade das amizades
Friendship quality
Behavior problems
Preschool context

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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