Teses e dissertações

Mestrado
Mercados da Arte
Título

Uma visão sobre o mercado leiloeiro lisboeta e a sua importância no conhecimento da produção de mobiliário civil português no século XVIII

Autor
Nunes, Marta Marinho
Resumo
pt
Esta dissertação inicia-se com uma caracterização histórica dos leilões de arte em Portugal, entre os anos cinquenta e a actualidade. Relatam-se as principais transformações operadas neste domínio, contrastando os leilões de meados do século passado, frequentados por um reduzido número de coleccionadores e de antiquários, com a maior abertura e divulgação existentes na actualidade. Destacam-se os efeitos dos acontecimentos políticos e económicos mais recentes do país para as oscilações do mercado leiloeiro, destacando-se o papel histórico desempenhado por Clara Ferreira Marques, da leiloeira Leiria & Nascimento, na modernização deste mercado a partir de meados dos anos oitenta. De seguida estuda-se em profundidade o comportamento em leilão do mobiliário civil português do século XVIII, concentrando-se as atenções nos leilões realizados na Cabral Moncada Leilões entre 1986 e 2008. Identificam-se as tipologias mais significativas em termos quantitativos e de volume de vendas, bem como os totais gerados por este tipo de lotes. Conclui-se que as tipologias mais representativas correspondem a estilos mais tardios, designadamente Estilo D. José, Estilo D. Maria e Estilo de Transição D. José / D. Maria, e a tipologias produzidas em maior quantidade nos finais do século XVIII. A actual preeminência de certas tipologias e estilos de mobiliário civil setecentista no mercado leiloeiro é explicada pelo incremento e diversificação da produção de mobiliário no século XVIII, decorrente das transformações operadas no espaço habitacional das elites setecentistas. A busca pelo conforto e o despontar de novas práticas sociais, conjugadas a uma nova mentalidade, trouxeram novas tipologias de mobiliário que vão ser parte integrante da vivência do século XVIII.
en
This thesis begins with a historical characterization of art auctions in Portugal, between the fifties and the present. We report the major changes undertaken in this area, contrasting the mid-fifties auctions, attended by few collectors and antique dealers, with the greater openness and disclosure in the current days. The effects of Portuguese recent political and economic events over art auctions are highlighted as well as the historical role played by Clara Ferreira Marques, from the auction house Leiria & Nascimento, in the modernization of the market after the mid-eighties. Then is studied the behaviour at auction of Portuguese furniture of the 18th century, focusing the attention on the auctions held at Cabral Moncada Leilões between 1986 and 2008. The most significant data in terms of quantity and volume of sales is identified as well as the total generated by this type of lots. It is concluded that the most representative types of furniture auctioned correspond to the later styles, namely D. José Style, D. Maria and Transitional Style D. José / D. Maria, as well as to the types produced in greater quantity in the late eighteenth century. The current prominence of certain types and styles of furniture in 18th century civil furniture sales is explained by the increase and diversification of the production of furniture in the 18th century, due to the changes to the living space of the elites of these days. The search for comfort and appearance of new social practices, combined with a new mentality, brought new types of furniture that will be part of the experience of the 18th century.

Data

29-jul-2010

Palavras-chave

Art market
Mercado da arte
Mobiliário
Leilões
Cabral Moncada Leilões
Furniture
Auctions

Acesso

Acesso livre

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