Título
Mudança da cultura na prática médica para evitar o erro
Autor
Silva, Francisco Justino Figueira
Resumo
pt
O erro em Medicina é o resultado de diversos incidentes ocorridos por falhas
dos profissionais de saúde e falhas organizacionais que perturbam a prestação
de cuidados de saúde eficientes e de alta fiabilidade.
Os objectivos do trabalho visam identificar os tipos de erro, em função da sua
gravidade, as causas do erro e o local do erro na trajectória da doença.
Realizamos um estudo descritivo, com recurso a entrevistas feitas a
cinquenta médicos com idades compreendidas entre os 28 e 55 anos de idade
de diferentes graus de carreira (internos, assistentes, assistentes graduados e
chefes de serviço) e de diferentes especialidades (cirurgia geral, ortopedia,
medicina interna e médicos de família).
O tratamento das entrevistas realizadas permite-nos verificar que:
• Os erros mais frequentes são os que causam dano temporário ao doente
e que necessitam de tratamento em ambulatório ou em internamento.
• As falhas técnicas e os erros de diagnóstico são as causas de erro mais
frequentes, seguidas das falhas organizacionais
Concluímos que para evitar o erro é necessário implementar uma cultura de
fiabilidade, isto é, uma cultura de gestão do inesperado, das oscilações, dos
incidentes e das relações interpessoais e, onde a preocupação com a falha
deve estar sempre presente devido à complexidade dos procedimentos
clínicos. A organização deve monitorizar todos os procedimentos dos
trabalhadores, adoptar uma cultura de desculpabilização do erro, promover a
discussão dos erros, dos eventos adversos e das queixas, actuando sempre
sobre o sistema e só actuando sobre o individuo, se houver violação de regras
ou de procedimentos.
Para atingir estes objectivos é necessário mudar a cultura médica, investigar
para prevenir o erro e inovar para mudar a cultura de prestação de cuidados
médicos de modo a aumentar a segurança.
en
The error in medicine is the result of several incidents of failure of health
professionals and organizational constraints which hinder the provision of
health care efficiency and high reliability.
The objectives of the work aimed at identifying the types of errors depending
on its severity, causes and location of the error in the path of the disease.
We conducted a descriptive study, using interviews conducted at the fifty
doctors aged between 28 and 55 years of age with different degrees of career
(internal, assistants, graduate assistants and heads of department) and of
different specialties (general surgery, orthopaedic, internal medicine and
doctors of family).
• The treatment of the interviews allows us to verify that:
• The most frequent errors are causing temporary damage to the
sick and in need of treatment or in hospital or clinic.
The technical failures and errors of diagnosis are the causes of errors most
common, followed by organizational failures
We conclude that to avoid the error is necessary to implement a culture of
reliability, this is a culture of managing the unexpected, and fluctuations of
the incident and interpersonal relations, and that the concern with the failure
must always be present due to the complexity of clinical procedures. The
organization must monitor all the workers to adopt a culture of accounting for
errors, to promote discussion of errors, the adverse events and complaints,
always acting on the system and only acting on the individual, if any
violation of rules or procedures. To achieve these objectives is necessary to
change the medical culture, investigate to prevent the error, and innovate to
change the culture of providing medical care to increase security.